Dança | Notas

Grupo Cirandeira da Cultura Popular participa de gravação em Caxias do Sul

Change Size Text
Grupo Cirandeira da Cultura Popular participa de gravação em Caxias do Sul Foto: Tatieli Sperry/Divulgação

O grupo caxiense Cirandeira da Cultura Popular, cujo trabalho transita pelas vertentes brasileiras da dança, participa nos dias 2 e 3 de abril, da gravação de uma videodança e um documentário em curta-metragem.

Eles integram o projeto Videodança RS, realizado pela MOOV.art, produtora de vídeo especializada em dança do diretor Fernando Muniz. O set para as gravações são cartões postais da cidade como o Monumento ao Imigrante, a Estação Férrea e a Casa de Pedra.

Coordenado pela dançarina e pesquisadora Vanessa Carraro, o Cirandeira é um projeto que proporciona vivências de percussão e dança das manifestações populares brasileiras, valorizando os diferentes saberes, trabalhando os movimentos do corpo como papel social, cultural e político, por meio das manifestações das danças afro-brasileiras e chegando a mais de 200 pessoas da comunidade e da rede escolar.

O grupo caxiense é um dos seis escolhidos pelo diretor Fernando Muniz para mostrar coletivos e grupos que trabalham com dança e ativismo social e atuam de forma independente. Caxias é a cidade que abre a série das gravações do projeto. Além dos videodanças, também será produzido um documentário em curta-metragem de cada grupo contando sua trajetória e os desafios de se manter em atividade nas suas regiões e no contexto da dança gaúcha.

Integram o projeto os grupos de Dança Giro Livre, de Santana do Livramento; Grupo Lado B da Rua, da ONG Parceiros do Bem, de Santo Ângelo; a Royale Escola de Dança e Integração Social, de Santa Maria; o Rua em Cena, de Pelotas; e a FlashBlack Cia de Dança, de Porto Alegre. Estas formações têm intérpretes e trajetórias ligados às questões LGBTBQI+, que transitam pela dança contemporânea, o ballet clássico, as danças afro-populares e as danças urbanas.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?