Edital, Notas

Edital de residência artística exclusiva para artistas LGBTQIA+ do RS encerra nesta segunda

Change Size Text
Edital de residência artística exclusiva para artistas LGBTQIA+ do RS encerra nesta segunda Cartaz. Foto: Estúdio Artefato/Divulgação

“Ei, você, LGBTQIA+! Cadê você?”. Esse questionamento, que abre o jingle oficial do projeto, sintetiza o objetivo principal da primeira etapa do AMPLIA+: mapear e fomentar as e os artistas LGBTQIA+ da cena musical do estado do Rio Grande do Sul.

Realizando-se a partir de uma residência artística remunerada, a iniciativa – encabeçada pela produtora gaúcha Corda Solta – organiza um edital exclusivo para artistas solo, duo ou bandas (de até cinco integrantes) que tenham maioria de integrantes pertencentes à comunidade LGBTQIA+, maiores de 18 anos e residentes no RS.

O formulário para as inscrições foi aberto no último dia 14 e se encerra às 23h59min desta segunda (25/1).

As candidatas e os candidatos interessados precisam comprovar tempo mínimo de 12 meses de atuação na cena musical, preencher completa e corretamente o formulário, além de anexar portfólio artístico de acordo com o modelo requisitado pela Corda Solta. Para acessar o edital, o formulário e o modelo do portfólio, basta acessar: https://linklist.bio/cordasolta/

Os projetos inscritos serão analisados pela comissão curadora, formada por Valéria Barcellos – mulher trans negra, multiartista envolvida com as artes cênicas, performance, artes plásticas, audiovisual, escrita e canto – e Martina Frönlich – mulher cis branca bissexual, multiartista das artes cênicas, cinema, música e carnaval.

A partir da decisão da dupla, a ser comunicada no dia 12 de fevereiro, serão conhecidas e conhecidos os cinco projetos musicais que participarão da residência artística em música e performance, com mentoria formada por artistas da cena cultural do Rio Grande do Sul e também de maioria LGBTQIA+. 

As mentorias iniciam no dia 21 de fevereiro e se organizam entre os pilares música, dança, consciência corporal, direção de arte, figurino e performance.

Fazem parte do corpo mentor as seguintes artistas: Gabriela Lery, Jordana Henriques, Dessa Ferreira, Bê Smidt, David Ceccon, Julha Franz e Douglas Jung.

A organização do AMPLIA+ irá adaptar os formatos dos encontros de acordo com a situação da pandemia do Covid-19, evitando aglomerações presenciais sempre que isso oferecer um grande risco de transmissão.

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.