Edital | Notas

Porto Alegre em Cena é selecionado na 3ª edição do Programa Pontes

Change Size Text
Porto Alegre em Cena é selecionado na 3ª edição do Programa Pontes Festival deve ocorrer em outubro em formato virtual (Foto: Oi Futuro/Divulgação)

O Oi Futuro e o British Council divulgaram o resultado da terceira edição do Programa Pontes, edital de fomento a projetos culturais com foco na internacionalização de festivais artísticos de todo o Brasil.

Sete iniciativas de sete estados brasileiros foram contempladas pelo programa e vão receber aporte financeiro de R$ 60 mil cada, com o compromisso de incluir residências de criadores britânicos em sua programação e promover o intercâmbio cultural.

Com essa nova edição, o Programa Pontes espera contribuir para a construção de redes colaborativas e de novos modelos de engajamento, bem como para o desenvolvimento de ferramentas potentes de enfrentamento dos impactos da Covid-19. As residências devem durar no mínimo dez dias e resultar, necessariamente, em experiências abertas ao público. 

A seleção deste ano inclui: Porto Alegre em Cena (RS), Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim – FESTINAÇU (RO), Festival Caleidoscópio – Nova Iguaçú (RJ), Festival Frente Feminina (DF), Festival LabVerde – Manaus (AM), Disputa Nervosa – Belo Horizonte (MG); Festival No Ar Coquetel Molotov – Recife (PE).

— Com a terceira edição do Programa Pontes, o Oi Futuro busca apoiar e estimular os festivais brasileiros neste momento de virada digital, em que projetos culturais de todo o país procuram se reinventar, explorando novas estratégias criativas e alcançando novos públicos — diz Roberto Guimarães, gerente executivo de cultural do Oi Futuro.

— Neste contexto de pandemia, os festivais exercem um papel potente na construção de um presente com mais arte, inclusão e diversidade, que é o propósito do instituto — completa.

Como parte do Programa Pontes, os sete festivais selecionados vão receber artistas do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) para uma residência cocriativa de no mínimo duas semanas, trazendo trabalhos artísticos originais, oportunidades de troca com artistas locais e apresentações para o público do evento.

A lista completa dos selecionados pode ser conferida aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?