Fotografia, Notas

Bruna Engel apresenta exposição “Maternar – Primeiro Ato” na Galeria Virtual do Sesc/RS

Change Size Text
Bruna Engel apresenta exposição “Maternar – Primeiro Ato” na Galeria Virtual do Sesc/RS Foto: Bruna Engel/Divulgação

A nova rotina com a chegada de um bebê, registrada de forma crua, é o tema da mais nova exposição da Galeria Virtual do Sesc/RS. Realizada pela fotógrafa Bruna Engel, de Montenegro, a mostra Maternar – Primeiro Ato tem características autobiográficas e aborda questões do cotidiano após o nascimento de sua filha, Maria Eduarda. Neste encontro dos dois mundos, o de antes e o de agora, surge um novo ponto em comum, um novo espaço de extrema intimidade da casa, o sofá. As imagens já estão disponíveis para visualização gratuita no site do Sesc/RS

Engenheira de formação, Bruna Engel iniciou seus estudos em fotografia em 2014. Foi selecionada para a Residência Artística do FestFotoPoa 2019, que resultou em exposição coletiva apresentada na Fundação Iberê Camargo. Participou de exposições coletivas em espaços de Porto Alegre como a Galeria Planta Baja, o Espaço Cultural Vila Flores e o Espaço Cultural 512. Também participou do Festival Paraty em Foco, em Paraty. Em 2019, foi finalista do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, ganhando menção honrosa. No ano seguinte, ganhou menção honrosa do Prêmio 15th Julia Margaret Cameron Award.

O projeto que resultou na exposição Maternar – Primeiro Ato iniciou em 2018. O trabalho é composto por 18 fotografias que registram o cuidar da filha, o comer, o relaxar, o brincar, o brigar. Também é o local onde se vivencia os preconceitos ainda presentes na vida em família, principalmente aqueles relacionados à manutenção da identidade social após a maternidade e a um problema enfrentado na maioria dos lares brasileiros: a luta pela liberdade da mulher e pela igualdade de gênero.

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito