Fotografia | Notas

FestFoto 2020 online

Change Size Text
FestFoto 2020 online Foto: Natacha Pisarenko/Divulgação

Pela primeira vez, o FestFoto exibe todo o seu conteúdo em formato multimedia durante cinco dias de programação pela internet.  A agenda inclui apresentação de trabalhos e conversas com artistas, curador@s e especialistas em videoconferências abertas ao público e disponíveis pelos perfis das redes sociais do evento, entre 7 e 12 de agosto.

A iniciativa é resultado da adaptação do Festival às medidas de restrição e combate ao Covid-19 que impossibilitaram a realização do evento presencial, inicialmente previsto para março, na Fundação Iberê Camargo.  As vídeoapresentações podem ser acompanhadas gratuitamente pelo perfil do festival no facebook (@festfotopoa) ou pelo canal do YouTube. Todo o conteúdo estará disponível no website do FestFoto, que foi reformulado e será apresentado no dia 7 de Agosto.

O festival traz uma programação centrada na reflexão visual contemporânea sobre as Emergências do Sul Global. O tema de 2020 dá sequência à linha de abordagem iniciada em 2019, com as diasporas contemporâneas, e enfoca situações limite, condição que não diz respeito à localização geográfica mas ao compartilhamento da experiência de vulnerabilidade, compartilhada por populações ou indivíduos que experimentam tanto riscos iminentes quanto o surgimento de alternativas.

Seguindo sua tradição de transitar na fronteira da fotografia documental e fotografia de expressão para o tratamento de temas mundiais relevantes, a curadoria selecionou obras que abordam as ausências (aquilo que foi subtraído do passado ou tornado invisível) e as emergências (aquilo que que irrompe a partir do que está contido no real) em um contexto mundial em que a produção fotográfica se ocupa dos grandes temas e polêmicas contemporâneas.

Programação

Sexta (7 /8)

19h – Abertura FestFoto Digital 2020

19h30min –Apresentação do conteúdo e dos multimídia com as obras Solidão, de José Diniz(RJ) e Eles estão nos marcando, de Cristóbal Olivares (Chile).

19h45min – FotoFesta – Projeção dos(as) finalistas gaúchos(as) da Convocatória FestFoto 2020 – Fotograma Livre 2020: Para Lugar Nenhum, de Leandro Selister; Letters to Ultramarines, de Gustavo Balbela; A Forma da Terra, de Fernanda Chemale.

Branco Galático, de Cristiano Sat’Anna, um dos trabalhos selecionados para receber o Apoio Cultural Itaú, nas Leituras de Portfólio 2020.

Sábado (8/8)

17h – Vídeoconferência Território Minas, com os autores Julia Pontés, Pedro David, Rodrigo Zeferino e João Castilho e a convidada Verônica Stigger (escritora e crítica de arte)

18h – Vídeoconferência Mapuches, com o autor Pablo Piovano (Argentina) e o convidado Maxi Goldshmitdt (jornalista, Argentina)

Domingo (9/8)

14h – FotoFesta – Projeção dos finalistas internacionais da Convocatória FestFoto – Fotograma Livre 2020 : Ciro Batilloro (Itália), Vitor Queiroz (Australia), Martin Tscholl (Alemanha) e Alain Schroeder (Bélgica). 

17h – Vídeoconferência A visualidade dos protestos no Cone Sul, com a curadora Cora Gamarnik (Argentina) e autores convidados.

Segunda (10/8)

17h – Vídeoconferência com Shinji Nagabe, autor da mostra República de bananas, e Cristóbal Olivares (Chile), autor de Eles estão nos marcando, com o convidado Felipe Abreu (fotógrafo, Brasil)

19h – FotoFesta – Projeção dos finalistas da Convocatória FestFoto – Fotograma Livre 2020: William Clavijo (BR), Mateus Gomes (BR), Nilmar Lage (BR), Valdir Machado (BR), e Junior Franco (RJ)

Terça (11/8)

19h – Videoconferência Tupinambás, com Zeca Linhares

20h – FotoFesta – Projeção dos finalistas da Convocatória FestFoto 2020 – Fotograma Livre 2020: Daniel Orlando (MX), Guilherme Bergamini, Fernanda Aramuni (Uruguai), Maíra Erlich (BR) e Sylvia Sanchez (BR)

Quarta (12/8)

19h – Videoconferência Fotografia Cubana Contemporânea, com Wendy Watriss (FotoFest/Houston) e a apresentação dos artistas e apresentação das obras de Alfredo Sarabia, Ailen Maleta, Irolan Maroseli e Adrian Milanez

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?