Fotografia | Notas

Nova revista digital propõe a valorização da fotografia no cinema brasileiro

Change Size Text
Nova revista digital propõe a valorização da fotografia no cinema brasileiro Marighella | Foto: Adrian Tejido

Iris é a primeira revista dedicada à fotografia no cinema brasileiro. Com aprofundamento técnico e tom pessoal, os textos reunidos em cada edição são depoimentos de fotógrafas e fotógrafos que descrevem seus processos criativos e métodos de trabalho nos sets de filmagem, apresentados ao lado de um rico acervo de imagens associado a um design sofisticado.

A revista foi criada pelos diretores de fotografia Azul Serra (Turma da Mônica – Laços e Boca Boca), Pedro Sotero (Bacurau e Aquarius) e Rafael Nobre (Mataram Meu Irmão e Hamlet). A edição de outubro traz colaborações de nomes consagrados da fotografia, como Adrian Teijido, que assina filmes e séries como O Palhaço, Gonzaga de Pai pra Filho e Narcos. Ele compartilha os desafios que resultaram no intenso e político longa Marighella, de Wagner Moura.

A Ultíma Floresta | Foto: Pedro J Marquez

A edição também traz histórias singulares, como a do encontro do fotógrafo espanhol Pedro J. Márquez (Ex-Pajé e Como Nossos Pais) com os povos originários, ao filmar os Yanomami para o documentário A Última Floresta, de Luiz Bolognesi. Já no curta-metragem Egum, Max Chagas revela como construiu uma atmosfera que mescla suspense místico e terror racial no premiado filme de Yuri Costa

Voltada para o público em geral e para profissionais do setor audiovisual, é uma revista digital que preenche uma lacuna e atende a uma carência de intercâmbio de informações sentida na produção cinematográfica nacional. Todo o conteúdo é gratuito e está disponível online.

Diante da escassez de conteúdo técnico e artística sobre a cinematografia brasileira, a Iris Cinematografia brasileira é uma fonte de inspiração e também uma vitrine para os profissionais, já que as edições são disponibilizadas em três línguas – português, inglês e espanhol.  

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?