Agenda | HQ

Lino Arruda realiza live de pré-lançamento de seu novo livro autobiográfico em quadrinhos

Change Size Text
Lino Arruda realiza live de pré-lançamento de seu novo livro autobiográfico em quadrinhos Lino Arruda. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (28/6), o doutor em Literatura, ilustrador e quadrinista transmasculino Lino Arruda inicia a pré-venda de Monstrans: Experimentando Horrormônios, livro autobiográfico em quadrinhos, que ficcionaliza experiências pessoais tecendo pontes entre deficiência, lesbianidade e transmasculinidade. Para marcar o momento, nesse dia, às 20h, o autor realiza uma live no Instagram do projeto @monstrans_hq, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, a fim de debater a composição da obra e sortear um exemplar ao público.

Durante a pré-venda, a HQ pode ser adquirida com 10% de desconto no site do artista. Vinte por cento do valor arrecadado será doado para casas de apoio às pessoas trans de sete estados. A obra também conta com versões em inglês e espanhol. Monstrans é composto por três histórias que têm como fio condutor a figura do que é tido como monstruoso. Animalidades híbridas, seres fantasmagóricos e monstruosidades amorfas fazem parte de uma corporalidade dissidente, que tenciona os limites da inteligibilidade, do compreensível, e questiona o anseio por visibilidade. 

Capa de “Monstrans”/Divulgação

“Lino Arruda criou algo magnífico com pinturas e histórias que não dá para deixar de lado: uma porta de entrada à exuberância, ao terror, à alegria e à paixão de viver em um corpo considerado anormal”, afirma a americana Sunaura Taylor, artista, ativista de direitos dos animais e das pessoas com deficiência, autora de Beasts of Burden. Segundo ela, é uma exploração sombria, vulnerável e, por vezes, tanto aterrorizante quanto hilária de corporalidade, sexualidade, gênero e deficiência. “Monstrans mapeia um caminho para nós, que existimos como monstros, vivermos, amarmos e, nesse processo, transformarmos o mundo.”

Susan Stryker, editora executiva da TSQ: Transgender Studies Quarterly, fala que com as palavras e imagens viscerais e afetivas de monstruosidade trans, Lino ajuda a entender como as feridas do gênero, sejam físicas ou emocionais, podem se tornar a base para formas novas e melhores de sociabilidade, precisamente quando se mantêm abertas enquanto oportunidades de conexão, enquanto espaços de transformação criativa. “Em uma palavra: sublime”, define.

Serviço

Monstrans: Experimentando Horrormônios
De Lino Arruda
Pré-venda de 28 de junho a 28 de julho
Em linoarruda.com/loja/
Preço do livro: R$39,90
Live, às 20h, em @monstrans_hq

segunda-feira, 28 a 28 de junho de 2021 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?