Agenda | Literatura | Notas

Criminalista lança ficção policial ambientada em Santa Maria

Change Size Text
Criminalista lança ficção policial ambientada em Santa Maria Ronald Mendes/Divulgação

O advogado criminalista Daniel Tonetto lança em Porto Alegre seu novo livro de ficção policial. Publicado pela Avec Editora, Dois Caminhos terá sessão de autógrafos com o autor neste sábado (15/6), a partir das 15h, na Livraria Santos (Galeria Casa Prado, Loja 6, na Rua Dinarte Ribeiro, 148, bairro Moinhos de Vento).

O ano é 1994. Em meio às comemorações do tetracampeonato mundial da seleção brasileira de futebol, um assassinato no subúrbio da cidade de Santa Maria quase passa despercebido.

Publicidade

O crime vai cruzar novamente os caminhos de dois amigos de infância: um deles, advogado; o outro, suspeito do assassinato. Essa é a história de Dois Caminhos, o sétimo livro de ficção de Daniel Tonetto. 

Advogado criminalista, professor e escritor, Tonetto escreve o que vive e vive o que escreve. A experiência de mais de 20 anos como advogado criminal e a sua atuação em mais de 250 júris de homicídios fazem com que a escrita do membro da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL) aproxime o leitor do mundo criminalista de forma precisa e objetiva, sem dificuldades a quem não faz parte desse universo.

“Sem a experiência nos tribunais, eu não conseguiria passar para os leitores os processos, como funciona a audiência, o drama das famílias da vítima e do réu”, comenta Tonetto, que nasceu em São Sepé e vive há muitos anos em Santa Maria. 

“Se Edgar Allan Poe ambienta seu livro em um cenário totalmente parisiense, projetado na Pensilvânia, Tonetto o faz em um local mais próximo de si, o Sul do Brasil. Guardando algumas proporções, ele faz de uma alegoria a representação de uma realidade muito próxima de uma identificação com a vida cotidiana das cidades brasileiras”, define Marco Guimarães, escritor carioca radicado na França e autor de obras como De Escritores, Fantasmas e Mortos e Meu Pseudônimo e Eu

Reprodução

As enchentes que atingiram grande parte do Rio Grande do Sul fizeram com que o lançamento do livro fosse readequado. Em uma ação social idealizada por Tonetto com o apoio da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria e da Prefeitura de Santa Maria, três quilos de alimentos foram doados para cada livro vendido no evento de lançamento que aconteceu em Santa Maria. Foram quase três toneladas e meia de alimentos doados. 

Em Porto Alegre, o autor vai repetir a ação, doando um quilo de alimento para cada exemplar vendido. “Eu acredito que literatura e solidariedade andam juntas e vimos isso no lançamento em Santa Maria. Fico muito feliz com o sucesso de vendas, é claro, mas ainda mais feliz em ver o quanto a ação social mobilizou as pessoas. Neste momento que estamos todos passando, toda ação social é fundamental, por isso as doações também serão feitas em Porto Alegre”, destaca o escritor. 

sábado, 15 de julho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?