Literatura | Notas

Discursos inéditos do escritor Erico Verissimo são organizados em livro

Change Size Text
Discursos inéditos do escritor Erico Verissimo são organizados em livro Foto: Márcio Soares/Divulgação

Está disponível gratuitamente, através do site da edições makunaima, o livro Erico Verissimo na União Pan-Americana: Discursos, organizado por Maria da Glória Bordini e Ana Leticia Fauri. A obra traz discursos inéditos do período em que Verissimo trabalhou como diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Organização dos Estados Americanos, em Washington.

O trabalho começou com uma extensa pesquisa na Universidade de Michigan e na Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, e também em outras instituições universitárias dos Estados Unidos. Devido ao escasso material disponível, a maior parte da correspondência, porém, foi localizada no Acervo Literário Erico Verissimo (ALEV). As informações documentais, extraídas de cartas, relatórios, depoimentos, discursos oficiais, reportagens, livros consultados, foram articuladas às relações interamericanas no governo de Dwight D. Eisenhower, à luz dos esforços de Verissimo para estabelecer, através da UPA, o desenvolvimento de práticas emancipatórias para os países-membro, como projetos de educação, publicações gratuitas, intercâmbios artísticos e culturais e a produtiva atuação do Departamento de Assuntos Culturais nas Américas.

Os resultados explicitaram em ensaios as interações entre Estados Unidos, OEA, e países do centro e sul-americanos, centradas em suas literaturas e artes, questões educacionais, científicas e tecnológicas, iluminando aspectos de espoliação econômica e manipulação ideológica. A política externa dos norte-americanos, após a vitória dos aliados na Segunda Grande Guerra, voltou-se para o combate do comunismo, originando a chamada Guerra Fria. Buscou alianças com os países latino-americanos e gerou ditaduras e protestos. Esse clima foi analisado por Verissimo em seus discursos e cartas, dando conta dos efeitos díspares, tanto internos quanto externos, das relações de poder na época, configurando um panorama original, porque do ponto de vista de um escritor leigo em diplomacia e política externa.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?