Literatura | Notas

Estreia o canal Admirável Mundo Livro

Change Size Text
Estreia o canal Admirável Mundo Livro Foto: Carlos André Moreira/Divulgação

Os amantes da leitura e mesmo aqueles que estão começando a descobri-la vão ganhar um conselheiro de peso para engrenar de vez nessa relação para vida toda. O jornalista, escritor e crítico literário Carlos André Moreira lança no YouTube o Admirável Mundo Livro, canal de resenhas, comentários, entrevistas e dicas sobre o melhor – e o pior também, por que não? – do universo da leitura.

O primeiro vídeo, que foi ao ar às 10h desta segunda (24/8), aproveita a data para abordar um dos personagens mais marcantes da história do Brasil e como ela tem sido retratada pela literatura de ficção nacional: Getúlio Vargas, que com um tiro contra o próprio peito, saiu da vida para entrar para a história em 24 de agosto de 1954. Além de apresentar as principais obras que se aventuram a romancear a partir da vida do ex-presidente, o vídeo fala também da fama de mau agouro que persegue o oitavo mês do calendário.

O Admirável Mundo Livro é o primeiro projeto solo do jornalista após duas décadas de atuação na imprensa diária, período em que se especializou na crítica literária. Graduado em jornalismo pela UFRGS em 1996 e mestre em Letras pela mesma universidade, Moreira teve passagem pelo Jornal do Comércio antes de ingressar no jornal Zero Hora, onde atuou nas editorias de economia, geral, polícia e esportes, até se consolidar como setorista e crítico de literatura no Segundo Caderno, editor do caderno Cultura e co-editor dos suplementos PrOA e DOC.

— A ideia é experimentar com a forma do vídeo para tentar casar abordagens mais aprofundadas com o humor e a informalidade da plataforma. O blog terá resenhas e textos sobre o que vem sendo publicado mais recentemente ampliando o foco e trazendo conteúdo nem sempre passível de ser desenvolvido em vídeo — diz o jornalista.

Além do canal no YouTube, o Admirável Mundo Livro se desdobra em um Blog na plataforma Medium, e está também no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Reconhecido no jornalismo cultural no Estado, Moreira já recebeu o Prêmio Açorianos Destaque em Mídia Digital com o Blog Mundo Livro, em 2009; o Prêmio Ari de Webjornalismo com a equipe do webdocumentário “Fichados do DOPS no RS”, em 2013; e uma menção honrosa, também do Prêmio Ari, pelo caderno Cultura especial “Uma geração vai, outra geração vem”, em 2012.

Tradutor e editor, o jornalista é também autor. Como ficcionista, teve contos publicados nas revistas Etc (Travessa dos Editores) e Coyote (Iluminuras), e nas coletâneas Fake Fiction (Dublinense, 2020), Tu, Frankenstein II (2015), Contos Comprimidos (Casa Verde, 2008) e Contos de Oficina 28 (Ws, 2001), entre outros.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?