Literatura | Notas

FestiPoa Literária anuncia 13ª edição virtual

Change Size Text
FestiPoa Literária anuncia 13ª edição virtual Ana Maria Gonçalves é uma das homenageadas. Foto: Editora Record/Divulgação

Mais um respiro necessário para os habitantes de Porto Alegre e do Brasil em tempos pandêmicos se anuncia no horizonte. Está confirmada a 13ª edição da FestiPoa Literária, que será realiza de 13 a 17 de maio.

A primeira edição 100% virtual da festa literária terá cinco dias de muita literatura, poesia e debate de ideias com participação de cerca de 50 convidados. Além dos homenageados Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz, autores e artistas como Jeferson Tenório, Antônio Pitanga, Itamar Vieira Júnior, Teresa Cristina, Conceição Evaristo, Criolo, Letrux, Ricardo Aleixo, Luedji Luna, Angélica Freitas, Paulo Lins, entre tantos outros já confirmaram suas presenças e estarão em bate-papos, saraus e oficinas.

Segundo a curadoria da FestiPoa, a programação foi pensada para destacar a trajetória e a obra dos autores homenageados, mas também para abordar nos debates temas como o caráter político da arte em meio à pandemia, o racismo, o feminismo e a coletividade artística como força para enfrentar os retrocessos políticos, culturais e sociais do país atualmente.

As sessões de lançamentos estão presentes nesta edição também de forma virtual. Duas lives apresentam os livros João aos pedaços, biografia de João Gilberto Noll escrita pelo jornalista e editor Flávio Ilha, e Somos todos Caim, livro de contos de Clarice Müller. Dentre as ações formativas voltadas para escolas públicas estão confirmadas uma oficina online de escrita criativa com José Falero e encontros com escritores em dez escolas entre 26 de abril e 26 de maio.

Também está confirmado o ciclo Percursos do romance de autoria negra feminina, coordenado pelo coletivo Atinukés, em parceria com o DEDS/UFRGS. Esta atividade acontece entre 26 de abril e 24 de maio e está com inscrições abertas até o dia 22 de abril aqui.

A festa literária de Porto Alegre é uma iniciativa cultural independente que chega a sua 13ª edição graças aos esforços de uma equipe incansável. Oferece, anualmente, de forma gratuita, debates, encontros de leitura, cursos, oficinas, saraus, filmes e performances. São inúmeras as atividades realizadas para difundir e democratizar o acesso à literatura e à arte e trabalhar em prol da formação de leitores.

A 13ª edição da Festa Literária de Porto Alegre tem o Patrocínio do Itaú e Grupo Zaffari. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Homenageados

Sérgio Vaz é cofundador do Sarau da Cooperifa, movimento cultural que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural e que ajudou a deflagrar a literatura periférica. Em 2007 em parceria com vários coletivos da região elaborou a Semana de Arte Moderna da Periferia. Criador do cinema na laje prêmio Cooperifa poesia no ar natal com livros várzea poética projeto poesia nos muros da mostra Cultural da Cooperifa que no ano de 2019 completou sua 12ª edição. É autor do projeto Poesia Contra Violência que percorre as escolas públicas da região promovendo recitais e bate papo sobre poesia e incentivo à leitura.

Foto: Jairo Goldflus/Divulgação

Ana Maria Gonçalves nasceu em Ibiá, MG, em 1970. Trabalhou com Publicidade até 2001, quando se mudou para a Ilha de Itaparica e escreveu Ao lado e à margem do que sentes por mim e Um defeito de cor (Editora Record), ganhador do Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007). Já publicou em Portugal, Itália e nos EUA, onde ministrou cursos e palestras sobre relações raciais e fez residência em universidades como Tulane, Stanford e Middlebury. Mora em São Paulo, onde escreve também para teatro, cinema e televisão.

Festipoa Literária
De 13 a 17 de maio de 2021
No YouTube, Instagram @festipoaliteraria e Facebook: @festipoa

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?