Agenda | Beneficente | Feira | Literatura | Notas

Instituto Ling sedia feira do livro solidária com o mercado editorial gaúcho

Change Size Text
Instituto Ling sedia feira do livro solidária com o mercado editorial gaúcho Iniciativa ocupará todos os espaços do centro cultural, inclusive as escadarias. Foto: Instituto Ling/Divulgação

Instituto Ling realiza nesta sexta, sábado e domingo (dias 14, 15 e 16 de junho) a Feira do Livro Reconstrói RS, um evento solidário com o objetivo de apoiar o mercado editorial do Rio Grande do Sul. A mostra acontece das 11h às 20h, com entrada franca, na sede do centro cultural, em Porto Alegre, para incentivar a comunidade a comprar diretamente de livreiros, editoras, autores e sebos gaúchos afetados pelas enchentes.

A iniciativa ocupará todos os espaços do Instituto Ling, das escadarias ao salão de eventos, e contará com cerca de 40 bancas de diferentes expositores e mais de 30 programações paralelas, que vão desde palestras, painéis literários, lançamentos de livros e sessões de autógrafos a shows musicais e atividades infantis, apoiando a retomada da economia local.

Publicidade

As atrações são gratuitas, com acomodação do público por ordem de chegada, mediante retirada de senhas na recepção do centro cultural a partir de 30 minutos antes do início das atividades. A feira também será ponto de coleta de doação de livros em bom estado para a reconstrução do acervo de escolas e bibliotecas comunitárias afetadas pelas chuvas.

Entre os expositores estão a Livraria Taverna, o clube de assinaturas TAG, a L&PM e a Editora Projeto, que fazem parte da triste lista de empreendimentos que tiveram seus estoques e estabelecimentos inundados. Empresas que foram afetadas de outras formas, como a editora Palavra Bordada, que ficou ilhada em Canoas, e tantas outras impactadas indiretamente, como a Piu, a Zouk e a Dublinense, também participam.

Livraria Taverna após enchente. Foto: André Günther/Divulgação

Profissionais de diversos segmentos estão confirmados na programação, como a jornalista, escritora e influenciadora Fernanda Pandolfi, embaixadora da feira, e os jornalistas Carlos André Moreira e Luiz Gonzaga Lopes, padrinhos do evento. Nomes como Daniel GaleraLuís Augusto FischerEduardo BuenoCláudia SchroederDonaldo SchülerSamir Machado de MachadoRafael Guimaraens, Ivone BinsMário CorsoMárcio PinheiroJuarez FonsecaTiciano Osório e Arthur de Faria também participam de diferentes tipos de atividades distribuídas entre os três dias.

A feira ainda conta com o apoio e a cooperação de diferentes segmentos do setor literário. Nos bastidores da organização com o Instituto Ling também estão envolvidas a Câmara Rio-Grandense do Livro e o Clube de Editores do Rio Grande do Sul.

Três programações têm ingressos pagos e terão todo o valor arrecadado revertido para a reconstrução da Biblioteca Comunitária Girassol, que perdeu o seu acervo no Sarandi, bairro da capital que soma o maior número de moradores afetados pela enchente. O primeiro é o bate-papo literário entre a escritora que mais vendeu livros no Brasil no último ano, Carla Madeira, que fará uma participação remota, em conversa com a autora gaúcha Martha Medeiros. A atividade, que acontece na sexta-feira (14/6), às 19h, teve seus ingressos esgotados em menos de sete horas.

Carla Madeira. Foto: Marcia Charnizon/Divulgação

Há ainda outras duas programações com lugares à venda: a Oficina de Escrita Criativa, ministrada pela escritora Claudia Tajes e a psicanalista Diana Corso no sábado (15/6), às 14h, que estimulará os participantes a escreverem cartas e bilhetes; e a peça infantil Bichológico, inspirada no livro homônimo da escritora Paula Taitelbaum.

O espetáculo, estrelado pela atriz Débora Rodrigues, terá sessão única no domingo (16/6), às 11h, propondo um jogo divertido com formas geométricas distribuídas pelo espaço cênico, tendo como pano de fundo a trilha sonora alegre composta por Cláudio Levitan e arranjada por Kiti Santos. As entradas estão disponíveis no site do Ling, onde também é possível conferir a programação completa.

sexta-feira, 14 a 16 de junho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?