Literatura | Notas

Ismael Sebben lança o livro “Perfumes e Moscas”

Change Size Text
Ismael Sebben lança o livro “Perfumes e Moscas” Ismael Sebben. Foto: Haos BG/Divulgação

Ismael Sebben lança Perfumes e Moscas, pela Editora Libretos, seis deles em podcast, gravados pelo próprio autor e disponíveis no site da editora. 

O título reúne 21 contos que entrelaçam temas universais como morte, relacionamentos, desejos e necessidades, com histórias e personagens calcados na cultura local, seja do interior, nossas “colônias”, quanto do ambiente urbano.

O autor era um adolescente inquieto, curioso, que sempre gostou de escrever, atuar, cantar e se divertir. Nasceu em Bento Gonçalves, em 1984, mas ganhou a estrada no mundo. Quando voltou para sua cidade natal queria transformar tudo em arte. Um trabalhador das palavras, foi um leitor exigente e possui uma autocrítica que o assombra: a existência de vários importantes escritores.

— Sempre escrevi muita poesia, mas estava faltando algo da prosa. Li muitos romances e inúmeros contos. Acabei pegando gosto pelo gênero. Demorei dez anos para publicar.  Procuro ser muito imagético. Quando a gente lê uma peça, enxerga tudo: personagens, cenários, entradas em saídas, rubricas, e eu procuro fazer isso no papel. É um dos fundamentos da minha escrita — comenta Ismael sobre seu processo criativo.

Sobre os áudios, Sebben comenta o cuidado com a democratização do acesso à cultura. “Primeiramente, eu valorizo a oralidade. Sou adepto do ouvir. E em horas é bom ouvir, não só ler. E tem a questão da acessibilidade, que acho fundamental. Nosso projeto cultural, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, prevê a democratização da obra.”

Tabajara Ruas, escritor e cineasta, observa o estilo do autor. “Neste tempo da Grande Pandemia, vírus novo e política antiga, a inércia domina os espíritos e a desesperança fecha os corações. Mas não de todos. Há os que protestam, que pintam, que filmam, que compõem. Ismael Sebben escreve. Este é seu primeiro livro. E ele concebeu seu livro em época de perseguição raivosa aos criadores com um equilíbrio de combatente veterano.”

Ismael Sebben nasceu em Bento Gonçalves, em 1984. É graduado em Letras/Português, ator, professor e atua ativante na cena cultura da região promovendo eventos. Iniciou sua carreira participando do grupo multiartístico Sinagoga e Os poetas da praça Zen, que misturava teatro, música e poesia.

Capa. Foto: Libretos/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?