Agenda | Literatura

José Felipe Ledur lança livro bilíngue “Lembranças de Eufrásio”

Change Size Text
José Felipe Ledur lança livro bilíngue “Lembranças de Eufrásio” Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

O escritor José Felipe Ledur lança o livro Lembranças de Eufrásio, pela Editora do Pampa. O lançamento virtual acontece nesta sexta-feira (30/7), às 18h, no YouTube da Editora do Pampa. O autor José Felipe Ledur, o editor Daniel Miranda, o escritor e professor Alcy Cheuiche e a tradutora Irma Hoffmann participam de um debate sobre a obra. O título pode ser adquirido no site da editora.

Apresentado em versão bilíngue português/alemão, com tradução de Irma Hoffmann, o livro é uma homenagem do autor ao idioma de seus ancestrais. Nascido na região colonial do Rio Grande do Sul, Ledur mergulha na sua infância e na sua adolescência para recriar fatos, personagens, ambientes e ações, através do protagonista Eufrásio.    

No prefácio, o escritor Alcy Cheuiche observa a contribuição do autor: “Lembranças de Eufrásio é uma obra rara na literatura brasileira. São poucas as coletâneas de contos dedicadas aos descendentes dos imigrantes alemães que aqui chegaram a partir de 1824.  Assim, quando nos narra o nascimento do personagem principal do livro, no conto Um parto no milharal (porque as mães trabalhavam na lavoura até o último momento), soa maravilhosa a frase dita pelo pai do menino: Este é o Eufrásio, o irmãozinho que a cegonha deixou com a mãe lá no outro lado do arroio.”

A partir desse conto, através da vida passada e presente de Eufrásio, o escritor nos transporta para a intimidade da sua casa, da sua aldeia, das dificuldades da família e dos vizinhos para sobreviverem em condições adversas.

sexta-feira, 30 a 30 de julho de 2021 | 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?