Literatura | Notas

Pesquisa Retratos da Leitura aponta que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores

Change Size Text
Pesquisa Retratos da Leitura aponta que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores Capa. Foto: Itaú Cultural/Divulgação

No dia 14 de setembro, o Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural lançam os resultados da quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o maior e mais completo estudo sobre os hábitos de leitura no país.

O levantamento, que constatou uma diminuição de cerca de 4,6 milhões de leitores, entre 2015 e 2019, será apresentado, a partir das 19h, nas redes do Itaú Cultural (site, Facebook e YouTube), por Angelo Xavier, presidente do Instituto Pró Livro, Zoara Failla, coordenadora da pesquisa, Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural e Rosi Rosendo, diretora de contas do IBOPE Inteligência.

Desde 2017, o estudo é feito a cada quatro anos pelo IPL, que, em 2019, também lançou Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares, para identificar o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos, e é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura e a Plataforma Pró-Livro, ferramenta digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre elas.

Para o atual levantamento, o instituto contou com a parceria e participação ativa do Itaú Cultural, que, cada vez mais, estreita sua relação com o segmento da leitura e literatura. A instituição é, também, parceira atuante do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, das Bienais Internacionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Festa Literária das Periferias (FLUP-RJ), entre outras iniciativas no setor.

Neste ano, ainda, concebeu O Brasil Que Lê, uma parceria com a Cátedra de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) para executar um mapeamento dos projetos de leitura criados pela sociedade civil.

Nesta edição da Retratos da Leitura no Brasil, o número de entrevistas foi ampliado de cinco mil para oito mil, permitindo a leitura dos resultados por capital, além das cinco regiões brasileiras. Esta edição também dedicou um módulo específico aos hábitos de leitura de literatura dos leitores brasileiros, com mais dados sobre os fatores e influências no interesse por literatura, autores preferidos e formatos e/ou dispositivos escolhidos.

O objetivo da pesquisa é conhecer o comportamento do leitor brasileiro, a partir dos cinco anos de idade, medindo a intensidade, forma, limitações, motivação, condições de acesso ao livro – impresso e digital – pela população, orientado para contribuir com as políticas públicas e expandir o público leitor.

No total, foram realizadas 8.076 entrevistas, em 208 municípios, sendo 5.874 nas capitais de 26 estados. Os resultados da pesquisa podem ser analisados para o total do Brasil, pelas cinco regiões e por capitais. Eles foram ponderados considerando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2017, do IBGE. Comum intervalo de confiança estimado de 95%, a margem de erro máxima estimada é de 1,1 p.p. para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?