Literatura | Notas

Iniciativa mapeia projetos de formação de leitores e mediadores de leitura em todo o Brasil

Change Size Text
Iniciativa mapeia projetos de formação de leitores e mediadores de leitura em todo o Brasil Cartaz. Foto: IC/Divulgação

No dia 9 de novembro, o Itaú Cultural, a PUC-Rio e a consultora JCastilho lançam o site O Brasil que Lê. De fácil manuseio e interação, a plataforma abre o campo para que brasileiros de todo o país inscrevam seus projetos que promovem e incentivam a leitura. 

O objetivo é mapear e refletir sobre aspectos sociais, educacionais, econômicos e tecnológicos dessas iniciativas da sociedade brasileira em favor da leitura e do conhecimento.

No mesmo dia, das 11h às 12h, é realizada uma apresentação online do projeto, com a participação de Gilda Carvalho, diretora do iiLer/PUC-Rio, José Castilho, diretor da JC Castilho, e Denise Ramalho, coordenadora do grupo de pesquisa. A mediação é do gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira.

O link de acesso é https://www.youtube.com/c/TVCatedraUnesco.

O levantamento parte do princípio de que estas ações de incentivo à leitura se multiplicam, de forma anônima, em escolas, bibliotecas, associações de moradores, praças, igrejas e espaços variados. Elas incentivam a formação e mediação da leitura, fomentando a sustentabilidade cultural e crítica dos cidadãos.

Assim, o levantamento busca mapear, sistematizar e analisar as metodologias, tecnologias e práticas de incentivo à leitura empregadas em projetos desenvolvidos por estes agentes, captadas em bases de dados de diversas instituições, de modo a explorar e reconhecer as melhores experiências do gênero nos últimos anos no Brasil.

Esta ação se soma a iniciativas como a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o maior e mais completo estudo sobre os hábitos de leitura no país, cuja quinta edição foi realizado em conjunto pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural, lançada em setembro.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?