Literatura | Notas

Projeto promove circuito cultural em bibliotecas de comunidades de Porto Alegre

Change Size Text
Projeto promove circuito cultural em bibliotecas de comunidades de Porto Alegre Capa. Foto: Facebook/Divulgação

O Circuito Cultural nas Bibliotecas Comunitárias da Rede Beabah! já iniciou e garante muitas aventuras literárias para despertar o poder que existe em cada um de seus leitores. Entre as atividades, mediações de leitura online, lives educativas e artísticas, além de saraus presenciais com artistas locais e regionais.

O projeto foi aprovado recentemente pela Lei nº 14.017/2020 – mais conhecida como Lei Aldir Blanc – assegurando a realização de diversas ações em 10 bibliotecas de bairros periféricos da Capital gaúcha.

Ao todo, serão 10 mediações de leitura feitas em cada biblioteca. Sendo 10 vídeos por biblioteca, gravados pelas mediadoras ou por convidados – pessoas das comunidades locais, com um total de 100 vídeos mais um documentário.

Na última segunda (18/1), ocorreram as gravações das 10 mediações de leitura na Biblioteca Ágatha Félix, localizada na Avenida Bento Gonçalves. O vídeo ficará disponível no canal do Youtube da Rede Beabah! a partir de fevereiro. 

Já as lives e os saraus acontecem de 3 de fevereiro a 15 de abril, e serão transmitidos nos perfis da Rede Beabah! no Instagram, Facebook e YouTube.

Segundo a Produtora Cultural, Bianka Maduell, a importância do projeto possibilita que as portas das bibliotecas sejam abertas novamente para o acesso das comunidades à informação e à cultura como um todo. 

“Depois de quase um ano com as nossas bibliotecas fechadas, justamente para preservar a vida de todos e das pessoas que trabalham dentro da própria comunidade, o projeto oportuniza que a gente vá abrindo aos poucos as nossas bibliotecas de um modo híbrido, dividido entre lives e encontros presenciais. Além disso, contamos com o apoio técnico do acervo, preparando todo o ambiente para que a gente possa abrir 100% as nossas unidades novamente e, assim, tudo esteja bem organizado e, claro, sempre tomando todos os cuidados possíveis”. 

A Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, nomeada de Lei Aldir Blanc, foi criada com o objetivo de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura, assim como  a manutenção de espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia da Covid‐19.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?