Literatura, Notas

TAG – Experiências Literárias e Leiturinha se unem para ação voluntária com crianças

Change Size Text
TAG – Experiências Literárias e Leiturinha se unem para ação voluntária com crianças
Com mais de 220 mil assinantes, os dois maiores clubes de assinaturas de livros do Brasil são agora parceiros em uma iniciativa cujo objetivo é levar a literatura para ainda mais pessoas. A TAG – Experiências Literárias, clube de assinatura de livros que surgiu em 2014, e a Leiturinha, produto da PlayKids e maior clube de assinatura de livros infantis do país, se uniram para o Projeto Despertar. A ideia é fazer do Brasil um país mais leitor, levando uma experiência compartilhada de leitura para crianças em situação de vulnerabilidade social. A ação irá acontecer em instituições de São Paulo, Curitiba, Salvador, Belém e Goiânia ao longo de novembro, envolvendo atividades que serão comandadas por mais de cem voluntários associados da TAG. Os voluntários farão a leitura acompanhada do livro Boca da Noite juntos às crianças. – Desde que surgiu, em 2017, o Despertar já havia realizado ações localizadas. Desta vez, através da parceria com a Leiturinha e com a ajuda dos nossos voluntários vamos levar o projeto para instituições de todas as regiões do país, incentivando este hábito transformador, criando novas redes de engajamento e formando novos leitores – afirma Gustavo Lembert, sócio-diretor da TAG. Em 2019, o Despertar vai contar com a distribuição do livro Boca da Noite, escrito por Cristino Wapichana, ilustrado por Graça Lima e cedido pela editora ZIT, parceira da Leiturinha. Além da leitura do livro, os clubes de assinatura desenvolveram um kit com um Diário de Leituras, marcador de página, livro de atividades e um mimo especial para que a interação entre voluntários e crianças seja mais enriquecedora. – Nosso objetivo é educar por meio da diversão. Acreditamos que esse projeto faz parte disso. Temos que olhar para as crianças como o futuro e ajudá-las na missão de transformar o mundo em um lugar melhor. Vamos usar a literatura a favor disso – afirma Guilherme Martins, CEO da PlayKids e fundador da Leiturinha. As instituições foram indicadas pelos assinantes da TAG e após mais de 1.400 sugestões, o clube chegou a cinco finalistas. Em Curitiba, a ação irá acontecer através do Clube de Leitura Olhares na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto; em Salvador, no Grupo de Apoio a Criança com Câncer; em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, no Projeto Jogo do Amanhã; em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, na Terra Livre; e em São Paulo, na instituição Pró-Saber. – A TAG sempre acreditou no poder da leitura compartilhada como um agente de transformação social. Com o Despertar, temos o objetivo de levar a literatura a quem, talvez, não fosse chegar por outros meios, e também o de acender aquela pequena centelha da curiosidade que dá origem a leitores vorazes e cidadãos mais conscientes – completa Lembert.

Quer ter acesso a conteúdo exclusivo?


Assine o Premium
ou faça login

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.