Cultura | Literatura | Notas

Um Certo Alguém com Jarid Arraes

Change Size Text
Um Certo Alguém com Jarid Arraes Foto: Itaú Cultural/Divulgação

A escritora, cordelista, nascida e criada em Juazeiro do Norte, região do Cariri cearense, Jarid Arraes, é a nova entrevistada da série Um Certo Alguém, disponível toda quinta (13/8), às 13h, no site. Jarid conta a história de sua maior saudade, revela o que mais quer agora, como imagina o amanhã e quem é, se situando no passado, presente e futuro.

Aos 28 anos, Jarid já publicou As Lendas de Dandara, Um buraco com meu nome e, o mais recente, Redemoinho em dia quente, ganhador do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), de Literatura, em 2019, na categoria Melhor Livro de Contos. Além destes, ela compôs mais de 60 títulos em literatura de cordel, incluindo a coleção Heroínas Negras na História do Brasil, de 2017. Atualmente, vive em São Paulo, onde criou o Clube da Escrita Para Mulheres, em que reúne interessadas em torno dessa prática, congregando diversos temas e estilos. 

Como ela diz, a maior saudade que tem é de sua terra natal, no Ceará.

— Quando eu era criança, no Cariri, brincar na rua era coisa de todo dia. Era especialmente feliz quando chovia e a gente saía para escorregar nos montes de terra que ficavam em frente a casas em construção — conta ela.

Ao trazer para o presente a sua narrativa pessoal, a escritora parte de uma infinitude de desejos, que trafegam entre morar no mato e conhecer Lady Gaga. “Quero passar a fase difícil do jogo de videogame. Quero morar no mato com pelo menos cinco cachorros e um monte de frutas que eu mesma plantei. Quero não sentir os fatos ocos dentro da barriga sempre que invento de ler as notícias. Quero conhecer a Lady Gaga pessoalmente,” diz Jarid entre uma embolada de coisas. 

Sobre o futuro, Jarid pontua preferir permanecer no aqui e agora, diante dessa profusão de vontades. “Viver com a cabeça esticada para o amanhã pode causar uma dor danada. Prefiro moer meu juízo com o presente,” conclui a escritora, nascida no sertão do Cariri em 12 de fevereiro de 1991.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?