Música, Notas

“Abbey Road” é relançado com remasterizações e novas versões

Change Size Text
“Abbey Road” é relançado com remasterizações e novas versões
Há 50 anos, em 8 de agosto de 1969, a banda mais famosa do mundo saiu da EMI Recording Studios, de Londres, para andar em fila única pelas listras pretas e brancas da rua, no cruzamento vizinho a Abbey Road. Com o fotógrafo Iain Macmillan equilibrado em uma escada e um policial parando o leve tráfego da rua, os Beatles cruzaram de um lado para o outro, três vezes, liderados por John Lennon, sendo seguido por Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison. Apenas seis fotos foram tiradas, sendo a quinta selecionada como a capa do penúltimo álbum de estúdio dos The Beatles, Abbey Road, em homenagem à rua arborizada em que os estúdios estão localizados. Lançado em 26 de setembro de 1969, Abbey Road não foi o último álbum dos The Beatles, uma vez que Let It Be foi lançado em 1970, mas foi o último que John, Paul, George e Ringo gravaram juntos, como uma banda. The Beatles vão celebrar o aniversário de Abbey Road com um conjunto de pacotes lindamente apresentados, que serão lançados em todo o mundo no dia 27 de setembro pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMe. Agora disponíveis para pré-venda, as 17 faixas do álbum foram recentemente mixadas pelo produtor Giles Martin e pelo engenheiro de mixagem Sam Okell em estéreo, alta resolução, surround 5.1 e Dolby Atmos, acompanhadas por 23 gravações das sessões e das demos, a maioria delas inéditas. – A jornada de gravação dos Beatles passou por muitas reviravoltas, com curvas de aprendizado e passeios excitantes. Aqui estávamos nós – ainda imaginando a magia de tudo isso – lembra Paul McCartney em seu prefácio escrito para os pacotes da edição de aniversário de Abbey Road. Esta é a primeira vez que o Abbey Road foi remixado, apresentando gravações adicionais e demos. A nova edição do álbum segue as edições de aniversário remixadas e ampliadas de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e The BEATLES (‘White Album’), lançados em 2017 e 2018, respectivamente. Para criar as novas mixagens estéreo, 5.1 surround e Dolby Atmos de Abbey Road, Martin e Okell trabalharam no Abbey Road Studios com uma equipe especializada de engenheiros e especialistas em restauração de áudio. Todos os novos lançamentos de Abbey Road apresentam o novo mix do álbum em estéreo, obtido diretamente das fitas originais de oito faixas. Para produzir o mix, Giles foi guiado pela mixagem estéreo original do álbum, supervisionada por seu pai, George Martin. O conjunto Super Deluxe de Abbey Road apresenta 40 faixas – incluindo “The Long One” Trial Edit & Mix para o épico medley Side 2 do álbum – em três CDs (estéreo) e um disco Blu-ray (Dolby Atmos, 96khz/24 bit de alta resolução estéreo e DTS-HD Master Áudio de 96 kHz/24 bits 5.1). Os quatro discos estão abrigados em um livro de capa dura de 12 ”por 12” com 100 páginas, com o prefácio de McCartney e introdução de Martin, trazendo capítulos perspicazes e detalhados escritos pelo historiador dos Beatles, autor e produtor de rádio, […]

Quer ter acesso a conteúdo exclusivo?


Assine o Premium
ou faça login

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.