Música | Notas

Arthur de Faria lança sua “Antígona”

Change Size Text
Arthur de Faria lança sua “Antígona” Capa. Foto: YB Music/Divulgação

Em 2004, capitaneados pelo diretor teatral gaúcho Luciano Alabarse e a professora austríaca radicada em Porto Alegre Kathrin Rosenfeld, um grupo de 40 pessoas, entre atores, bailarinos, cantores e equipe técnica embarcou numa profunda imersão no mundo grego clássico de 25 séculos atrás de Sófocles e sua Antígona.

Um dos processos mais complexos de criação desse espetáculo – que lotou o Theatro São Pedro de Porto Alegre em sua temporada – foi musicar os coros do texto original, traduzidos direto do grego por Lawrence Pereira. Arthur de Faria jogou com tudo que tinha a mão, sem nenhuma intenção de recriar de alguma forma a possível música grega de 2500 anos atrás.

Com o foco no texto, em não alterar sua métrica ou seus acentos, criou uma música basicamente atonal, por vezes tonal, muitas vezes politonal ou modal, distorcida, lírica e misteriosa. Não é coisa mais fácil de se cantar com um coro, e por isso o trabalho intenso de meses de ensaio com Marcelo Delacroix.

A base instrumental, por sua vez, foge da instrumentação convencional de música de câmara. O único link é o set de percussão, o mesmo de A História do Soldado, do Stravinsky. No mais, saxes soprano e barítono (um sopro ligado à música popular), e dois instrumentistas de cordas dedilhadas: um na guitarra processada com uma infinidade de pedais, o outro alternando guitarra, sitar indiano e viola, também processados. Arthur tocou baixo elétrico em uma faixa.

Esse trabalho nunca foi lançado “oficialmente”. Foi prensado um CD, vendido somente nas apresentações da peça e em shows, mas nunca foi para nenhuma loja, plataforma ou teve qualquer espécie de divulgação de imprensa. Agora, finalmente, está nas plataformas todas, graças à incansável ybmusic.

Arthur de Faria é compositor, arranjador, cantor, pianista, produtor de discos, pesquisador e doutorando em literatura brasileira (UFRGS) com tese sobre Lupicínio Rodrigues. Dá aulas de história da música brasileira. Produziu 30 discos, participou de outros 50, escreveu 60 trilhas para cinema e teatro, arranjou para duas dezenas de artistas (de Fernanda Takai a Siba), e teve peças suas interpretadas por orquestras como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Escute Párodos aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?