Artigos | Música

Besixdouze procura a música das esferas

Change Size Text
Besixdouze procura a música das esferas Alessandro Antero/Divulgação

Neste ano, seis músicos porto-alegrenses juntaram-se ao projeto da banda Besixdouze. A proposta inicial foi a de executar as músicas do
álbum viajandão Satellite Circumeuntibus, gravado pelo grupo em 2019. Cada integrante trazia uma bagagem de influências próprias que, misturadas em um mesmo caldeirão sonoro, deram uma nova energia e vida às composições. Nos ensaios, os temas passaram de rock psicodélico para rock psicodélico progressivo, ganhando uma roupagem diferente – ainda mais cósmica do que o registro original.

O grupo atualmente inclui a cantora, atriz e bailarina Fabíola Barreto (Neila Alien), o tecladista Ricardo Farfisa, o baterista Luciano Bolobang, o flautsita Franco Salvadoretti, o baixista Thiago Pedruzzi e o violonista Eduardo Faleiro (Evan Nave). No currículo dos músicos, estão participações junto a nomes de destaque da cena sulista do rock experimental, como a banda Laranja Freak e o ícone Júpiter Maçã, ou nas formações jazzísticas de excelência Sexteto Blazz e Kula Jazz.

Capa do disco “Satellite Circumeuntibus”. Arte: Renan Trindade/Reprodução

Pois a nova abordagem do repertório do disco de estreia estimulou os integrantes a um novo desafio: gravar um álbum duplo, incluindo as 10 músicas do primeiro trabalho – totalmente refeitas e embaladas com uma levada prog – e mais outra dezena de composições novas. O nome do disco faz menção a essa revisita a um material sonoro prévio: Reversus a Multiverse, que, traduzido do latim, seria algo como Retornando do Multiverso. O nome Besixdouze, aliás, também tem uma origem curiosa: vem do asteroide fictício B612, presente no clássico livro O Pequeno Príncipe, e que acabou batizando um asteroide de verdade, descoberto em 1993.

“Cada músico é livre para que sua individualidade e integridade contribuam, somem e imprimam no trabalho final um pouco da característica
musical de todos e de cada um. Fazendo com que essa obra seja de uma singularidade, que só se tornou possível pela mescla desses diferentes
talentos, a ponto de não se parecer com nada e ao mesmo tempo lembrar muitos”, define o compositor, arranjador e multiartista Eduardo Faleiro/Evan Nave, um dos fundadores da banda Todimbauer Mãe, que deu origem ao Besixdouze.

A banda está atualmente começando a gravação de Reversus a Multiverse, que terá capa produzida por Renan Trindade – o mesmo designer da capa do álbum Satellite Circumeuntibus. A princípio, a data de lançamento do novo trabalho é final de outubro.

Lorean Linchen/Divulgação

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?