Música | Notas

Disco de João Donato ganha edição em vinil do Selo Sesc

Change Size Text
Disco de João Donato ganha edição em vinil do Selo Sesc Foto: Evelson de Freitas/Divulgação

O catálogo de CDs, DVDs e lançamentos digitais por streaming, via plataforma do Sesc Digital e demais players, agora ganha o seu primeiro vinil. Neste mês, a gravadora do Sesc São Paulo lança o LP Donato Elétrico, de João Donato. As vendas abrem nesta sexta (30/10), pela loja virtual sescsp.org.br/loja.

O disco de inéditas – lançado pelo próprio Selo em 2016 – e que na oportunidade retomava a sonoridade dos trabalhos de João Donato de meados dos anos 1970, marcados profundamente pelo uso do piano elétrico, agora recebe uma tiragem especial do “bolachão” produzido pela Vinil Brasil. Para este lançamento, a capa e o encarte do LP receberam um novo tratamento gráfico com cores e elementos distintos do CD, além de capa Gatefold para armazenar o vinil duplo com 10 faixas remasterizadas.

Neste trabalho, o pianista e compositor carioca reuniu em estúdio expoentes do cenário musical brasileiro atual muito influenciados por ele. O produtor do disco, Ronaldo Evangelista, foi quem promoveu o encontro do símbolo da bossa nova com integrantes da banda Bixiga 70 e outros músicos que acompanham as cantoras Céu, Anelis Assumpção e Tulipa Ruiz, o músico Curumin, a banda paulista de jazz Metá Metá e o grupo instrumental Otis Trio.

Outro presente em Donato Elétrico é o percussionista, baterista e produtor musical Guilherme Kastrup. Para coroar o resultado deste encontro, no ano de seu lançamento, o álbum ainda recebeu uma indicação ao Grammy Latino como Melhor Álbum Instrumental.

Dos ensaios informais e de muito improviso com trocas de influências, nasceu um disco rítmico, de dez faixas, que mescla a música brasileira, latina e afro-cubana, com o jazz e o funk. O resultado é um álbum enérgico e atual, que mostra a vitalidade e a criatividade do octogenário atemporal João Donato.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?