Música | Notas

Disco-tributo à Rosinha de Valença chega às plataformas digitais

Change Size Text
Disco-tributo à Rosinha de Valença chega às plataformas digitais Capa. Foto: Biscoito Fino/Divulgação

No dia em que completaria 79 anos – 30 de julho – a Biscoito Fino lançou nas plataformas digitais o álbum Namorando a Rosa, um tributo à grandeza e ao virtuosismo da violonista e compositora Rosinha de Valença (1941-2004).

O disco-tributo nasceu sob inspiração de um vinil que Rosinha havia lançado em 1976, Cheiro de Mato, e a iniciativa partiu de Maria Bethânia, que contou com a direção e o violão de Rosinha em vários discos e espetáculos. Também produtora do tributo, Bethânia o editou por seu selo, o Quitanda, em 2005, com distribuição da Biscoito Fino.

Namorando a Rosa privilegia a produção autoral de Rosinha e reúne 13 faixas, duas delas compostas para o álbum: Prelúdio da Rosa, do violonista Turíbio Santos, e Mais uma Rosa, escrita por Hermeto Pascoal. A lista de convidados inclui Chico Buarque, Caetano Veloso, Alcione, Bebel Gilberto, Miúcha, Martinho da Vila e Joana. Participam da parte instrumental os veteranos parceiros de Rosinha Hermeto Pascoal e Turíbio Santos, Célia Vaz e Yamandu Costa, que muitos consideram herdeiro musical de Rosinha.

O projeto conta ainda com Dona Ivone Lara cantando com Bethânia a sua Sonho Meu (feita com Delcio Carvalho) e Caetano Veloso em dueto com a irmã na toada A Pescaria (Wilson Ribeiro/Conceição Alves).

Ouça Namorando a Rosa aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?