Entrevista | Música | Reportagens

Exclusivo: Michael Stipe fala sobre novo livro e a vida de “ex-pop star”

Change Size Text
Exclusivo: Michael Stipe fala sobre novo livro e a vida de “ex-pop star”

Conheci Michael Stipe em 1999 numa festa em Lisboa, logo depois do primeiro dos 11 shows que vi do R.E.M. Nunca mais nos vimos até que, em 2008, falei pra esse Roger aqui (o Lerina, que estava comigo em Lisboa na ocasião) que iríamos brindar os 40 anos dele no camarim de outro show do R.E.M., na noite do seu aniversário alguns meses depois. Foi no dia 6 de setembro, em Copenhague, na Dinamarca. A foto dessa noite é esta aqui embaixo:

Arquivo Pessoal

Michael e eu viramos o que se pode chamar de amigos. Depois do show da banda em Porto Alegre, em 6 de novembro daquele mesmo 2008, fomos comer pizza no Ossip. Gostou: aplaudiu o pizzaiolo.

Eu fui a Nova York, ele voltou a São Paulo, acompanhei de perto alguns momentos da gravação do derradeiro álbum em 2010 em Berlim, onde a gente deu uns rolês inesquecíveis para um fã nível hard como eu. Em um jantar em São Paulo, dessa vez no meu aniversário, Michael me disse que ele também era um fã de seus ídolos e que alguns deles tinham se tornado seus amigos.

O livro de experimentos de design gráfico e fotografias que Michael lançou em abril deste estranho ano de 2021, chamado simplesmente Michael Stipe, é sobre seus ídolos. Foi o que ele me contou na conversa que gravamos e que você pode ver aqui legendada. O livro tem um QR code que permite acessar áudios do autor que funcionam como uma visita guiada. Eu adorei a ideia, e confesso que gostei muito mais do que vi depois dessa conversa.

Capa do livro, com foto da atriz inglesa Tilda Swinton feita por Michael Stipe/Reprodução

É nessas camadas que o artista se revela. Eu prometi – não que ele pedisse – que não falaria de R.E.M., mas acabei puxando o assunto, é claro. Pedido mesmo, ele só fez para mantermos a janela da nossa conversa compartilhada. Então, lá estou eu de dois de paus na maior parte do vídeo.

Mas minha motivação não era fazer propaganda. Eu queria ter certeza de que ele estava ligado no que acontece no Brasil, e ele está. E foi por isso que ele topou gravar esse papo e mandar um recado para todos nós.


Diego de Godoy (@dgdgd.tv)
Cineasta dedicado, gaúcho e colorado sem exageros. Meu foco é a criação e realização de projetos audiovisuais voltados para arte e cultura, como diretor, produtor, montador ou roteirista. Em 2013, lancei o documentário
Sobre Amanhã, que mostra o surgimento e o impacto estético da banda gaúcha DeFalla. Para o canal Arte 1, dirigi a série Arquitetos Brasileiros, de 2015, e criei e dirigi a série Work in Progress, produzida pela Pródigo Filmes e exibida desde 2016. A 3a temporada está em fase de desenvolvimento. Meus trabalhos mais recentes foram o documentário BCSP50, sobre os 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo, e durante a pandemia, fiz a direção de imagens do musical Jacksons do Pandeiro e da peça A Hora da Eestrela ou O Canto de Macabéa.
Sou o maior fã de R.E.M. do hemisfério sul. A modéstia me impede de reivindicar o norte.
Acesse o site www.dgdgd.tv

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?