Música | Notas

Erick Corrêa e Gustavo Kraemer apresentam EP “Caroneiro – Vol. 1”

Change Size Text
Erick Corrêa e Gustavo Kraemer apresentam EP “Caroneiro – Vol. 1” Foto: Rodrigo Ricordi/Divulgação

Caroneiro Vol.1 é o EP de estréia da dupla Erick Corrêa (Quaraí/RS) e Gustavo Kraemer (Dourados/MS). Os músicos se unem para celebrar a amizade, falar sobre um cotidiano tragicômico e se aprofundar nas questões acerca da impermanência. A partir da experiência de uma viagem compartilhada por eles e outros amigos, os músicos refletiram sobre a efemeridade do contato entre motorista e caroneiros, pessoas que se ajudam e acabam por nunca mais se encontrar no caminho, pela simples natureza impermanente do movimento da vida.

O videoclipe, também lançado na sexta (31/7), é da música Manga Rosa, faixa instrumental que abre o EP. Com Erick Corrêa assinando a edição, o clipe é um recorte de imagens da viagem que originou o conceito de “Caroneiro”, e registros das gravações nas cidades do Rio de Janeiro, Santa Maria e também no estúdio da Pedra Redonda em Porto Alegre.

A parceria entre Erick e Gustavo nasce através da música. Ambos ajudaram a fundar o coletivo de músicos “EntreAutores”, em Santa Maria, no ano de 2013. Desde então, as vivências da dupla resultaram em diversos frutos musicais e este EP de estréia retrata um trabalho rico em influências e sotaques, que evidencia os fazeres coletivos permeados por histórias curiosas e arranjos bem trabalhados; um convite para ser o caroneiro da viagem juntamente com um grande grupo de músicos que os acompanham, passeando por paisagens sonoras, conduzidas pela musicalidade e pelas histórias das canções.

A captação sonora do trabalho dividiu-se entre as cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana, e as etapas finais de mixagem e masterização ficaram nas mãos atentas do engenheiro de som Wagner Lagemann, no estúdio da Pedra Redonda. Destacamos aqui a atuação de dois artistas que ajudaram a dar a coesão e fluência para a sequência de faixas: Lucas Fê (KIAI grupo) que gravou todas as baterias e Daniel Horn que gravou todos os instrumentos de sopro.

Gustavo Kraemer é compositor, arranjador, pianista e violonista. Com 27 anos, investe há uma década na sua música autoral. Além de seus trabalhos em carreira solo, atua à frente do sexteto A Ponte, em Tatuí/SP, como idealizador do projeto. Com o grupo Guantánamo Groove, formado em Santa Maria, gravou três discos como guitarrista, cantor e compositor, percorrendo diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Erick Corrêa nasceu e passou sua infância em Quaraí, cidade que faz fronteira no Brasil com Uruguai. Esse encontro de culturas típico das regiões fronteiriças despertou o gosto pela arte e o uso da criatividade como instrumento transformador. Começou seu contato com a música ainda criança, com aulas de teclado .

Confira o álbum Caroneiro Vol.1 aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?