Música | Notas

Fernando Vasques propõe um novo olhar para as coisas importantes da vida em primeiro EP

Change Size Text
Fernando Vasques propõe um novo olhar para as coisas importantes da vida em primeiro EP Foto: Otavio Seraphim/Divulgação

São Paulo é uma cidade caótica, movimentada e rápida. Foi apenas em parte da pandemia que foi possível que ruas antes lotadas de gente fossem vistas vazias. Mas foi na São Paulo pré-pandemia, que Fernando Vasques morava quando se inspirou e escreveu a canção Rapaz Capaz de Paz.

A música também dá nome ao EP, que já está disponível em todas as plataformas de streaming, ganhou um videoclipe e traz um pouco da visão do que é realmente importante na vida. Foi vendo a dualidade entre a vida na cidade grande e em Botucatu, interior de São Paulo, que Fernando trabalhou no novo EP.

E esse foi o processo de muitas pessoas também durante a quarentena. “Será que estou dando valor as coisas certas?”, foi a pergunta que muita gente se fez.

— Eu queria passar a ideia de que estamos de passagem aqui e que, conscientes disso, sejamos protagonistas de nossas vontades de realização no mundo, mesmo diante de todas as adversidades, venturas e desventuras. Esse ‘rapaz capaz de paz’ pode ser para mim um peregrino em exercício constante de ter paz e de ser instrumento de paz, porém, sendo ele canção, desejo que ele encontre seus sentidos afetivos particulares em cada pessoa que cruzar seu caminho — conta Vasques.

O EP é formado por quatro canções. Fernando escolheu a viola caipira para ser a base de todas as músicas, o que levou as músicas a uma sonoridade telúrica. E é só dar uma olhada nos artistas que ele cita como importantes influências para seu trabalho, que dá para entender bem de onde esse som vem: Tonico e Tinoco, Beatles, Belchior, Elomar, Raul Seixas, Almir Sater, Alceu Valença, Bob Dylan, Secos e Molhados, Simon and Garfunkel, entre outros.

O disco sai em momento muito difícil para todos os artistas, seja em qualquer área de atuação. Para Fernando Vasques não foi diferente, o disco que estava previsto para sair ainda em 2020, acabou tendo seu lançamento postergado para 2021, mas ao mesmo tempo, o artista atravessou grandes mudanças pessoais.

— Eu queria pontuar a travessia deste ano [2020] com poesia e canção. Tirando toda a fragilidade que a pandemia nos inseriu, sobretudo para nós artistas que dependemos das aglomerações do público para realizar nosso trabalho.  Esse ano vivi um momento muito mágico da vida – o nascimento de minha filha no mês de abril. E continuo vivendo a intensidade de cada evolução dela e tendo a oportunidade de acompanhar tudo de perto. Mas também vivi os percalços da falta de perspectiva e me mantive na luta pelas políticas culturais aqui no município — explica Vasques.

Escute Rapaz Capaz de Paz aqui.

Confira o clipe:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?