Música | Reportagens

Festival online 100 Grandes Álbuns celebra o rock gaúcho

Change Size Text
Festival online 100 Grandes Álbuns celebra o rock gaúcho Comunidade Nin-Jitsu. Foto: Luana Castro

Em formato online, o Festival 100 Grandes Álbuns, produzido pela plataforma Cubo Play – ingressos à venda, marca o início das atividades de lançamento do livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho, organizado pelo jornalista Cristiano Bastos e o diretor de arte Rafael Conny. Dividido em dois episódios, que serão exibidos nos dias 19 e 20 de setembro, às 19h, o programa especial reúne 18 atrações entre artistas que integram a publicação e convidados.

Apresentam-se no festival: Adriana Deffenti, Arthur de Faria e Seu Conjunto, Bife Simples & As Guarnições Mais Preza, Cláudio Heinz, Comunidade Nin-Jitsu, Edu Meirelles, Fantomaticos, Hard Blues Trio, Hique Gomez, Irmãos Rocha!, Izmália, Julio Reny, Luciano Leães & The Big Chiefs, Os Eles, Os Torto, Plato Divorak, Projeto Shaun e Santo Suzuki.

Adriana Deffenti. Foto: Luana Castro

“A gente gosta de estar no palco, então foi um prazer muito grande celebrar a escolha do disco The Power of Love entre os 100 Grandes Álbuns”, conta o músico Luciano Leães. “A questão do que é rock gaúcho sempre gera polêmica, mas vejo de uma maneira mais simples. Qualquer movimento no sentido de divulgar música e a música autoral feita aqui tem que ser louvado”, completa Leães.

Luciano Leães & The Big Chiefs. Foto: Luana Castro

Integrante da Shaun, João Carneiro destaca o reencontro com os demais integrantes da banda e com outros músicos que participam do festival: “Apesar de alguns lançamentos ao longo da pandemia, a gente não tinha tocado como banda nesse período. Foi um prazer se encontrar para fazer o que a gente gosta”.

Shaun. Foto: Luana Castro

O festival foi idealizado e produzido pela jornalista Bruna Paulin, que apresenta o programa, e a direção é de Claudio Fagundes. “Ao propor a ideia para o Cristiano e o Rafael, pensamos em mesclar nomes de diversos estilos e momentos da nossa produção musical local, incluindo por exemplo, bandas jovens como Projeto Shaun, grupo com três anos de existência, e colocando ao lado de nomes consagrados como Julio Reny e bandas longevas como Os Eles e Comunidade Nin Jitsu”, explica Paulin.

“A gente sabia que não seria possível cobrir de maneira equilibrada a própria lista, por ser muito grande. Então convidamos artistas pensando em um festival o mais diverso possível, dentro de limitações como tempo, gravação e disponibilidade”, completa a jornalista.

“O caminho natural foi justamente o de levar para o evento a pluralidade que é o livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho, dentro do universo do rock e suas tantas vertentes”, afirmam os organizadores da publicação, que nas últimas semanas têm se dedicado à finalização do livro, que será publicado em novembro.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.
 
Foto: Guilherme Lund
 
Foto: Cau Guebo
 
Foto: Pedro Mendes
 
Foto: Nilton Santolin
 
Foto: Guilherme Lund
 
Foto: Joel Vargas
 
Foto: Cau Guebo

 

Foto: Nilton Santolin
conteúdo exclusivo
Roger
Lerina.com
Quer saber como faz para curtir esse e outros eventos culturais? Então seja assinante do Matinal Jornalismo. Por menos de um ingressinho de cinema por mês, você tem acesso à agenda cultural mais completa de Porto Alegre e região aqui no site ou direto no seu email todos os dias. Além disso, assinantes do Matinal Jornalismo têm acesso a conteúdos exclusivos do site do Roger Lerina, da revista Parêntese, nossas newsletters diárias, descontos em cursos e livros e ainda muito mais. Assine e contribua para que o jornalismo feito pelo site do Roger Lerina viva e sobreviva! Viva a culutra!

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?