Música

Festival Cinema Negro em Ação anuncia premiação extra para melhor roteirista negra

Change Size Text
Festival Cinema Negro em Ação anuncia premiação extra para melhor roteirista negra Suzana Pires. Foto: Guto Costa/Divulgação

O I Festival Cinema Negro em Ação anunciou a adesão e o apoio do Instituto Dona de Si ao evento. A entidade, que desenvolve ações voltadas ao empoderamento e à capacitação de mulheres no mercado audiovisual e em outros setores, vai destinar mais uma premiação aos vencedores.

A proposta da atriz e escritora Suzana Pires, diretora do Instituto, foi recebida como importante fortalecimento dos objetivos do Festival. Realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) –, o I Festival Cinema Negro em Ação, integrado à programação do Mês da Consciência Negra, acontece de 20 a 27 de novembro.

Suzana Pires explica que o prêmio especial do Instituto Dona de Si será destinado à melhor roteirista negra do Festival.

— A premiação vai ser a participação por um ano na Jornada Aceleradora Dona de Si e a aceleração do Instituto em sua carreira — detalha a atriz e escritora.

A cineasta gaúcha Camila de Moraes, idealizadora e curadora do evento, esclarece que a premiação destinada pelo Instituto Dona de Si estabelece mais uma distinção aos vencedores, além das já previstas no regulamento do festival. A união de agentes transformadores em torno de objetivos em comum, entretanto, é o maior saldo da parceria.

— O Prêmio Especial Instituto Dona de Si está alinhando à ideologia do Festival, no sentido de qualificar e potencializar cada vez mais a produção brasileira. Acreditar na mulher, na mulher negra, trará transformações para o nosso cenário no audiovisual — comemora Camila.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?