Música | Notas

Festival Música de Rua anuncia programação online

Change Size Text
Festival Música de Rua anuncia programação online Rafa Rafuagi. Foto: Guilherme Santos/Divulgação

Em tempos de ações artísticas e culturais virtuais, o Festival Música de Rua será realizado de 28 de março a 4 de abril afirmando a real importância da música na vida das pessoas.

Esta edição prevê encontros online com música autoral de todo o Rio Grande do Sul, reunindo manifestações que afirmam diversidade com lives, bate-papos virtuais, shows estaduais e nacionais.

Nomes como Kleiton e Kledir, Richard Serraria, Marcelo Gross e Rafa Rafuagi se cruzam com estrelas da música serrana e uma promissora geração e cantautores de diferentes linguagens, discursos e estéticas musicais.

A programação abre no dia 28 de abril com uma live com o Coro Juvenil do Moinho UCS. Serão mostradas produções audiovisuais realizadas pelo coletivo de artistas e cantores seguido de uma conversa sobre o processo criativo do grupo com a diretora artística e regente Cristiane Ferronato.

Uma das atrações do Festival são os dez artistas “cantautores” selecionados para a Incubadora da Música. Realizada em fevereiro com o produtor Pena Schmidt a arquiteta e cenógrafa Roberta Tiburri e a designer Julia Webber, a Incubadora focou a Produção de Lives, justamente o que eles farão agora, durante os dias do Festival.

O grupo da Incubadora da Música é formado pela cantora e compositora Laura Dalmás, de Carlos Barbosa, cuja trajetória inclui participação no The Voice Brasil e na Malhação; o jovem músico caxiense Charles Frutas; a compositora e tamboreira Lizzi Barbosa, que atua no Litoral Norte gaúcho; o cantor e ativista negro Dona Conceição, de Alvorada; o duo folk caxiense das meninas do Delunar; o cantor, compositor e violonista porto-alegrense Rafael Erê; a cantora e violonista caxiense Márcia Luz; a violinista, pesquisadora e compositora Clarissa Ferreira, que é de Bagé; o instrumentista e cantor, Lucas Ferraz, de Novo Hamburgo; e Carolina Cáceres, que é cantautora, violonista, pesquisadora e performer natural de “Santera” (Santana do Livramento + Rivera), a divisa Brasil-Uruguai.

Outro momento que promete um entrevero de linguagens e cenas musicais distintas é a live do rapper Rafa Rafuagi, referência no ativismo contemporâneo gaúcho através do Hip Hop, com um grupo batizado de Mulada All Stars, encontro inédito reunindo artistas da música serrana da região da Mulada: Gilney Bertussi, Paulo Siqueira, Itamar dos Reis e Jorge Boca de Sino.

Fechando a lista de atrações, tem a live com a dupla Kleiton e Kledir que estão festejando seus 40 anos de carreira aproximando música e literatura – com canções assinadas por Caio Fernando Abreu, Luis Fernando Verissimo, Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar. Além de cantar, os irmãos músicos estarão “em Zoom” com os fãs, que poderão enviar perguntas ao artistas.

Foto: Rodrigo Lopes Corte/Divulgação

Além desta programação, o Festival Música de Rua seguirá trabalhando em outras frentes para ativar novos encontros musicais, afirmando a força da tradição musical e o esforço possível para a renovação desse cenário.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?