Música | Notas

Kiai apresenta novo álbum e session “Zamba”

Change Size Text
Kiai apresenta novo álbum e session “Zamba” Foto: Vitoria Proença/Divulgação

Depois de Além (2018), primeiro álbum do grupo; Costuras que me bordam marcas na pele (2018) com a cantora Paola Kirst e Jazzkilla (2019) com o rapper Zudizilla, o trio instrumental lança KIAI II, como um convite ao afrontamento da realidade distópica através do encontro e da ação.

O trio de música instrumental é formado por ​Marcelo Vaz ​no teclado/piano, Dionísio Souza no baixo elétrico/violão e Lucas Fê na bateria. Há 6 anos buscam mostrar em suas performances o quanto a música pode ser transformadora, despertar diferentes sensações, além de impulsionar uma profunda troca com o outro e com nós mesmos.

Tão (faixa 2) ou “caminho” na filosofia oriental, é o conhecimento intuitivo da vida. O trio se apropria desse conhecimento como ponto de partida para a concepção do segundo álbum e, com isso, ressignifica poeticamente a cultura da rua, colocando em evidência a resistência do povo marginalizado.

“Violão, você bem sabe, essa dor que o povo traz já não cabe mais no peito, a meu ver ainda aumenta”. Canção Favela de Dionísio Souza e letra de Carlos Medeiros, presente como citação em uma das faixas.

Em KIAI II os músicos apresentam 5 faixas com temas apoteóticos e improvisos provocativos, se aprofundando ainda mais na liberdade criativa que é forte característica do grupo. Eles reforçam o lugar do discurso e da voz que transgride a música instrumental, propondo diálogos com os instrumentos em narrativas pessoais que retratam o cotidiano na periferia da cidade do Rio Grande – lugar de origem dos três.

A obra foi gravada ao vivo em apenas dois dias, no estúdio da Pedra Redonda por Wagner Lagemann – o quarto elemento fundamental para a criação do trabalho – que assina a produção, mixagem, masterização e manipulação de efeitos sonoros.

O processo de gravação também foi registrado em forma de documentário, contendo imagens inspiradas na força da natureza durante uma ida até a Praia do Cassino e relatos do próprio trio. Este doc será lançado logo após o álbum e a session e é assinado pela dupla 229 Visuais – Vinícius Angeli e Vitória Proença.

A capa e o projeto gráfico do disco são assinados por Vitória Proença, integrante da dupla 229 Visuais com Vinícius Angeli, que foi responsável pela captação de vídeo edição, direção e produção audiovisual do projeto. Vitória também atua coordenando e projetando o conteúdo do trio e do coletivo Pedra Redonda.

Escute KIAI II aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?