Agenda | Música | Reportagens

Nomade Orquestra comemora 10 anos no Agulha

Change Size Text
Nomade Orquestra comemora 10 anos no Agulha Foto: Pedro Ladeira

Nascida em 2012 no ABC Paulista, a Nomade Orquestra comemora 10 anos de trajetória em turnê que desembarca neste domingo (22/1), às 21h, no Agulha ingressos à venda. Mesclando elementos de jazz, funk, rock, dub, reggae e afrobeat, entre outras vertentes musicais, o grupo formado por 10 integrantes é um dos mais reconhecidos na cena instrumental que reúne bandas como a paulista Bixiga 70 e a porto-alegrense Trabalhos Espaciais Manuais.

“O brasileiro tem essa mania de tirar leite de pedra, e nós não somos diferentes. Viemos de uma região periférica e polo industrial. Subvertemos a lógica de ir trabalhar numa fábrica automotiva ou metalúrgica”, conta o baixista Ruy Rascassi. “Conseguir sobreviver de música e completar 10 anos é um ato de heroísmo. Estamos felizes de, mesmo após uma pandemia, celebrar 10 anos de banda, fazendo o que a gente ama”, completa.

A formação atual da Nomade Orquestra reúne Rascassi (contrabaixo), Ana Elisa Colomar (sax e flauta), Beto Malfati (sax e flauta), Bio Bonato (sax), Guilherme Nakata (bateria), Luiz Galvão (guitarra), Marco Stoppa (trompete), Marcos Mauricio (teclados e sintetizadores), Rafael Coelho (percussão) e Victor Fão (trombone).

Foto: Pedro Ladeira

“No Brasil, a música instrumental sempre foi estigmatizada, assim como a cultura do jazz, como algo para a elite, mas é uma música do gueto. Na Nomade Orquestra temos conseguido quebrar essa barreira”, diz Rascassi. O músico compara a música instrumental a um quadro que permite inúmeras interpretações, estimulando a imaginação do público.

Ao comentar a discografia da banda, Rascassi traz à tona a imagem de uma árvore genealógica que tem como tronco o primeiro álbum do grupo, Nomade Orquestra, lançado em 2014, e o segundo, EntreMundos (2017), que mesclam a pluralidade de referências que caracteriza o conjunto.

Os “galhos” da árvore nômade crescem em 2019, com o lançamento de Vox Populi, Vol. 1, com participações vocais de Edgar, Juçara Marçal, Russo Passapusso e Siba. No mesmo ano, o grupo apresenta leituras instrumentais desse trabalho em Vox Machina, Vol. 1. “Nos provocamos a criar uma versão instrumental das músicas cantadas”, conta Rascassi.

Em 2022, brotou uma nova ramificação, Na Terra das Primaveras, com versões reggae de músicas da Nomade Orquestra. Atualmente, a banda trabalha em um novo álbum, que deve ser lançado ainda em 2023. “Voltamos à batida dos ensaios semanais e retomamos a convivência. Estamos numa fase de imersão, compondo, gravando e mexendo em composições que já estão encaminhadas”, conta Rascassi, empolgado com a retomada de shows e os novos trabalhos após o hiato da pandemia. “A primavera sempre há de vencer, ela sempre chega”, completa o músico.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

domingo, 22 a 22 de janeiro de 2023 | 21h00

Agulha (R. Conselheiro Camargo, 300 - São Geraldo, Porto Alegre)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?