Música | Notas

Os dez melhores discos do rock escolhidos pelo público

Change Size Text
Os dez melhores discos do rock escolhidos pelo público

Além dos álbuns fundamentais para a música pop do Rio Grande do Sul — os quais serão pontuados por uma curadoria formada por 100 personalidades da música, da cultura e imprensa musical, representada por nomes do Brasil e do Estado —, o livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho (que se encontra em campanha de financiamento coletivo pela plataforma Catarse) apresentará um ranking com 10 Melhores Discos escolhidos por uma votação direta do público.

O projeto, idealizado pelo jornalista e escritor Cristiano Bastos (um dos autores de Gauleses Irredutíveis – Causos e Atitudes do Rock Gaúcho; e das biografias Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra; Julio Reny – Histórias de Amor & Morte; e Nelson Gonçalves – O Rei da Boemia), terá projeto gráfico do designer Rafael Cony.

O livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho é uma obra que vai apresentar, através de resenhas, os discos que serão eleitos por meio de um corpo de jurados formado por notórias personalidades da música, arte e cultura do Rio Grande do Sul, entre as quais músicos, jornalistas e produtores do Estado e também do Brasil.  Serão, ao todo, 100 jurados, os quais elegerão os álbuns mais representativos feitos no RS em todos os tempos.

Uma das cenas mais ricas, criativas e prolíficas do Brasil, a música jovem feita no RS, em suas mais diversas vertentes – do pop ao rock –, é mais do que merecedora de um livro como este.

O objetivo, afirma Cristiano Bastos, é que 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho seja apenas o primeiro volume de uma obra cuja intenção, sobretudo, será valorizar a memória musical de nosso Estado. A previsão de lançamento do livro será em meados de 2021. Objeto de colecionador, a tiragem da obra, inicialmente, será de mil cópias.

Acesse a plataforma Catarse para conhecer as recompensas oferecidas pelo projeto.

Regulamento:

1 – Cada pessoa poderá votar apenas uma vez.

2 – A votação será apenas por e-mail (qualquer outra maneira de enviar a lista será desconsiderada).

3 – Envie um email para: [email protected] com uma lista de 10 discos de bandas gaúchas.

4 – Organize sua lista da seguinte forma:

Nome da Banda – Nome do Disco

5 – Escolha discos de carreira (listas com coletâneas, compactos, EPs e álbuns ao vivo serão automaticamente desclassificadas).

6 – Poderão ser escolhidos discos lançados em LP, CD, fita K7 ou em formato digital.

7 – É obrigatório constar no email o nome completo e cidade.

8 – Os álbuns escolhidos pelo público serão conhecidos no lançamento do livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho, onde cada disco ganhará um selo com sua colocação na votação do público.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?