Música | Notas

Pianista Vitor Arantes lança disco de estreia

Change Size Text
Pianista Vitor Arantes lança disco de estreia Vitor Arantes Quarteto. Foto: Divulgação

O pianista, compositor e arranjador Vitor Arantes está lançando Elo, seu primeiro disco. Ao lado de Matheus Mota (guitarra), Gabriel Borin (contrabaixo acústico) e Jonatan Goes (bateria), o artista propõe um ponto de interseção entre os ritmos de matriz africana, o jazz e a tradição erudita e do leste europeu, em um equilíbrio entre musicalidade, virtuosismo e experimentação. O álbum, que também conta com a participação especial de Josué B. dos Santos no saxofone, acaba de entrar nas plataformas digitais. 

Nesse trabalho, há uma mistura que se concretiza em complexas camadas de ritmo e melodia, fórmulas de compasso fora do comum e climas que flutuam entre passagens contemplativas e momentos de grande intensidade. Um “x” de outra coisa (Vitor Arantes), Alma (Vitor Arantes), Bebê (Hermeto Pascoal) e Flam (Vitor Arantes) formam o repertório do disco, que foi gravado no Estúdio Arsis, com a mixagem de Adonias Souza Júnior.

O projeto Elo surgiu despretensiosamente em encontros para tocar e trocar experiências sobre as referências musicais de cada integrante do grupo. Dessa troca nasceu a vontade de fazer um som diferente, que misturasse um pouco de todas essas fontes, passando pela música brasileira, música latina, jazz e world music, tendo como referências principais artistas como Avishai Cohen, Shai Maestro, Gilad Hekselman, Vijay Iyer e Tigran Hamasyan.

“No elo entre todas essas linguagens tão autênticas, desponta uma nova linguagem muito particular, em que exploramos as riquezas dos ritmos de matriz africana, fazendo a junção com aspectos característicos do que chamamos de world music. Com isso, desenvolvemos um repertório autoral que dá corpo a esse projeto”, define Vitor.

Com apenas 24 anos, Vitor Arantes foi vencedor do concurso Novos Talentos do Jazz na edição de 2017 do Savassi Festival e do Prêmio Revelação no POA Jazz Festival 2018. Tocou na Orquestra Jovem Tom Jobim de 2015 a 2017, sob a regência de Nelson Ayres e Thiago Costa. Já trabalhou ao lado de nomes como Nailor Proveta, Ivan Lins, Edu Ribeiro, Monica Salmaso, Maria Gadú, Xênia França, Rashid e Fabiana Cozza

Assista ao vídeo de Um “x” de outra coisa:

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?