Música, Notas

Piquete Virtual Refúgio El Topador celebra a Semana Farroupilha

Change Size Text
Piquete Virtual Refúgio El Topador celebra a Semana Farroupilha Foto: Tatiana Feldens/Divulgação

Definitivamente, a Pandemia fez todo mundo se reinventar neste ano. Mesmo assim, as comemorações da Semana Farroupilha não serão diferentes para o mestre parrillero Antônio Costaguta que, à frente da multiplataforma El Topador, faz do assado fronteiriço e da cultura gaúcha o seu estilo de vida. 

Desde 2019, seu refúgio está localizado na Zona Sul de Porto Alegre, em uma espécie de rancho urbano utilizado para proporcionar experiências gastronômicas ao redor do fogo. De propriedade do falecido escritor e poeta gaúcho Sérgio Napp, o Refúgio El Topador é um espaço que pulsa música e vibra poesia com um importante lastro de afeto por onde já passaram figuras extraordinárias como Mário Quintana e Elis Regina.

Entre os dias 14 e 20 de setembro, o Piquete Virtual Refúgio El Topador, recebe sete artistas consagrados do Rio Grande do Sul para uma série de lives em seu canal no YouTube regadas à muita música, prosa e assado. Na prática, a cada dia um novo artista acompanhado de um delicioso assado para você prestigiar no conforto na sua casa.   

Fazem parte da grande programação Pirisca Grecco, Ricardo Bergha, Ernesto Fagundes, Victor Hugo, Gui Almeida e Luciano Maia. Para o encerramento, um convidado para lá de especial: Thiago Reder, um dos novos nomes da música nativista, responsável pela gravação da música em homenagem à El Topador Assador de Três Pátrias.   

— Se os eventos presenciais estão todos cancelados, é hora de aproveitar a nossa visibilidade online para projetar Porto Alegre e o nosso estado para o mundo, mostrando a força de nossa tradição, do churrasco e dos seus rituais em um evento audacioso — antecipou Topador.

O projeto, com potencial de grande impacto e projeção internacional, conta com o apoio da Cerveja Patagônia, Associação Brasileira de Angus através da sua carne certificada Best Beef Angus, Deale e Nescafé.

Programação

14 de setembro – Pirisca Grecco – 20h  

Nascido em Uruguaiana, já percorreu 5 continentes entre giras pelo Brasil e lugares à fora sempre levando a música e a cultura gaúcha em sua bagagem. 

15 de setembro – Ricardo Bergha – 20h  

Músico nativista, ex-integrante do conjunto Quarteto Coração de Potro. Atualmente, inicia sua carreira solo. 

16 de setembro – Ernesto Fagundes – 20h  

Uma das maiores figuras tradicionalistas do Estado, é músico, compositor e cantor. Destaca-se no bumbo leguero. 

17 de setembro – Victor Hugo – 12h  

Jornalista e cantor de música nativista, ex-secretário de cultura do Rio Grande do Sul. 

18 de setembro – Gui Almeida – 20h 

Filho de Eraci Rocha, atual baixista da Banda Pitty. Compositor de melodias que fizeram parte da série Desbravando. 

19 de setembro – Luciano Maia – 20h 

Luciano Maia é um acordeonista brasileiro de jazz. Participou de mais de 80 discos, contabilizando entre CDs solo, parcerias, participações especiais e gravações independentes. 

20 de setembro – Thiago Reder – 12h  

Um dos novos nomes da música nativista. Gravou a música Assador de três pátrias em homenagem ao El Topador. 

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito