Agenda | Música

Projeto “Sambaobá” apresenta primeiros resultados da pesquisa que busca identificar compositoras de samba no RS

Change Size Text
Projeto “Sambaobá” apresenta primeiros resultados da pesquisa que busca identificar compositoras de samba no RS Dani & Dena. Foto: Divulgação

As cantoras e compositoras Daniela Brizolara e Dena Vargas, conhecidas como Dani & Dena, residentes em Pelotas, são as primeiras artistas identificadas pela pesquisa que a atriz e cantora Glau Barros vem empreendendo, “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba”, e que serão conhecidas na live desta quarta-feira (28/7), às 20h. A transmissão é pelo canal da cantora no YouTube.

Daniela Brizolara e Dena Vargas compartilham, há 13 anos, os palcos de Pelotas e região cantando samba, MPB e também participando como intérpretes de festivais renomados, como Reponte e Tafona. Elas se conheceram no Coral da Universidade Federal de Pelotas e essa aproximação possibilitou que elas descobrissem suas afinidades musicais além do canto coral. Daniela Brizolara é professora de Artes com Habilitação em Música e Dena Vargas é pedagoga. Em Pelotas, seus shows em feiras, bares e eventos reúnem um público que participa ativamente, cantando e dançando, ao som de Daniela Brizolara & Dena Vargas.

O projeto “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba” tem como propósito mapear e publicizar a presença de mulheres compositoras; artistas mulheres que têm no gênero samba seu fazer artístico, contribuindo de forma efetiva com o legado cultural das diferentes regiões do Rio Grande do Sul a que pertencem. Sua investigação está centrada em cinco cidades gaúchas: Gravataí, Pelotas, Uruguaiana, São Borja e Rio Grande.

O projeto é viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

Ao longo de cinco lives, Glau Barros irá apresentar as cantoras, intérpretes e instrumentistas que identificou em seu estudo, oriundas das cinco cidades pesquisadas.

quarta-feira, 28 a 28 de julho de 2021 | 20h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?