Música | Notas

Thiago Ramil prepara álbum visual dividido em quatro EPS

Change Size Text
Thiago Ramil prepara álbum visual dividido em quatro EPS Foto: Luana Ribeiro/Divulgação

No dia 1º de abril, o cantor e compositor Thiago Ramil lança o primeiro volume de seu novo trabalho, um álbum visual que mergulha fundo em sua musicalidade e narrativas, ancorado pelas nuances sonoras e cromáticas subliminares das estações do ano.

“Cada período do ano tem seu momento mais intenso. Assim como os EPs têm, cada um, a expressão mais forte de um conceito”, diz Thiago. “Apesar da maior intensidade de cada estação estar no meio, ela dialoga com as outras em suas transições. Assim também é o álbum completo”, explica ele, que batizou o disco com a união dos títulos dos quatro volumes: O sol marca o Andar do tempo e a Imensidão do universo Todo dia.

Os 4 EPs receberam o cuidado de um produtor ou produtora musical diferente, além de um filme que acompanhará cada ato, totalizando quatro curtas-metragens a serem lançados no canal de YouTube de Ramil semanalmente, junto com seu respectivo EP.

“São álbuns com linguagens artísticas bem distintas, quatro caminhos diferentes com alguns elementos que se amarram por um fio condutor; tanto do ponto de vista musical, da minha composição, quanto visual, com a figura da Geórgia Macedo, bailarina e antropóloga, cuja performance permeia todos os vídeos como um dispositivo artístico”, conta.

O EP que abre o álbum visual, O Sol Marca, chega às plataformas dia 1º de abril via selo Escápula Records e distribuidora Altafonte, fomentado através do edital 09/2020 pela Lei Aldir Blanc do Rio Grande do Sul.  O disco reúne quatro canções de levadas mais solares, fincadas no cavaquinho, e com narrativas poéticas mais sociais, externas. Conceitualmente, é um álbum voltado para fora.

A produção musical é da dupla gaúcha Felipe Zancanaro, músico e produtor musical, e Vini Albernaz, músico e “ilustranimador”. Ambos produziram o primeiro álbum de Thiago, o Leve Embora (2015), que  teve indicação ao 17º Latin Grammy na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo.

Para ilustrar o álbum em imagens, Thiago convidou o coletivo de animação Ilha Maravilha (Vini Albernaz, Marcelo Gafanha e Alércio Pereira), que construiu um filme único para as quatro faixas. O trabalho tem como referência o desenho manual, folha a folha, o que dá uma dimensão analógica para a animação.

Ao longo do mês de abril, Ramil lançará os quatro EPs. Cada um com um caminho sonoro e cromático diferente. “Cada estação do ano tem uma tonalidade predominante: Verão – amarelo; Outono – vermelho; Inverno – azul; Primavera – verde.

Dentro de cada EP, as músicas vão variando de tonalidade, na medida que se afastam de uma estação e se aproximam da outra. Dessa forma, o ápice da tonalidade está nas músicas do meio de cada EP.  Assim, a variação da coloração das músicas faz com que o álbum completo represente uma espécie de degradê (arco-íris), em que a cores vão variando sutilmente até retornar ao início, completando a volta”, explica Thiago.

Faça o pre-save aqui.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?