Música | Reportagens

“Vozes Negras Importam” apresenta relatos de cantoras e cantores negros do RS

Change Size Text
“Vozes Negras Importam” apresenta relatos de cantoras e cantores negros do RS Valéria Barcellos. Foto: Tiago Trindade

O projeto Vozes Negras Importam: O Canto em Foco, lançado como websérie em novembro de 2021 – celebrando os 50 anos do Dia da Consciência Negra e o legado do poeta Oliveira Silveira e do grupo Palmares –, ganhou um novo desdobramento nesta terça-feira (8/2), em formato curta-metragem.

O filme é um compilado dos 12 episódios apresentados desde o ano passado, nos quais cantoras e cantores negros do Rio Grande do Sul refletem sobre suas trajetórias.

Cristal, Geda, Glau Barros, Graziela Pires e Dejeane Arrué (50 Tons de Pretas), Jorge Foques, Luana Fernandes, Marietti Fialho, Pâmela Amaro, Paulo Dionísio, Rafa Rafuagi, Serginho Moah e Valéria Barcellos compõem o elenco do curta e dos episódios da websérie, ambos com direção de Tiago Trindade e produção do músico Paulo Dionísio, um dos entrevistados. 

Trindade conta que os 13 artistas da fase atual foram selecionados a partir de uma seleção prévia de 50 vozes. Aos poucos, o número foi reduzido a pouco mais de uma dezena, levando em conta o escopo do projeto e a diversidade etária, de gênero e de estilos musicais dos entrevistados.

A cantora Glau Barros. Foto: Tiago Trindade

“É um projeto de extrema relevância para o estado, dá luz e ênfase a vozes negras muitas vezes escondidas na nossa sociedade”, destaca o diretor, que pretende lançar novas edições da iniciativa, ampliando o alcance da proposta para contemplar artistas de mais cidades do RS.

Parceiro de Trindade no projeto e vocalista da banda Produto Nacional, Dionísio destaca a unidade dos relatos em torno de temas como ancestralidade e preconceito. “Os depoimentos são contundentes e esclarecedores. Todos falam muito sobre suas famílias, o racismo e como se posicionar diante desse sistema que nos oprime e nos deixa à margem. Afirmam o que o artista pensa a respeito não só da sua arte, mas de como sua arte é vista, e como foi necessário batalhar para chegar até aqui”, destaca o produtor.

Tiago Trindade e Paulo Dionísio. Foto: Divulgação Vozes Negras Importam

O compilado de falas do curta-metragem resgata, entre outros temas, o papel da música na infância de Dionísio e Geda, a relação de Glau Barros com o sincretismo religioso, a descoberta do hip hop por Rafa Rafuagi e a mudança de Valéria Barcellos de Santo Ângelo para Porto Alegre.

Rafa Rafuagi e Paulo Dionísio. Foto: Tiago Trindade

Pâmela Amaro destaca o papel do artista como pensador, Marietti Fialho compartilha suas vivências com o samba, Dejeane Arrué aborda a interseccionalidade de ser uma mulher negra lésbica, Jorge Foques faz referência aos lamentos dos escravizados e Serginho Moah recorda a insegurança em relação à voz nos primeiros anos como cantor, enquanto Cristal, Graziela Pires e Luana Fernandes falam de como enfrentaram a timidez no início de suas carreiras.

O ator Anderson Vieira e a cantora Cristal. Foto: Tiago Trindade

Tantas histórias e personagens fazem do curta um convite para assistir à íntegra dos 12 vídeos – cada um com cerca de 10 minutos de duração – que compõem a websérie. A escuta dos depoimentos, na visão de Dionísio, “faz com que outras figuras que pensam em percorrer o caminho da arte já sigam conscientes de que não vai ser fácil, mas dá pra chegar”.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.
 
Foto: Guilherme Lund
 
Foto: Cau Guebo
 
Foto: Pedro Mendes
 
Foto: Nilton Santolin
 
Foto: Guilherme Lund
 
Foto: Joel Vargas
 
Foto: Cau Guebo

 

Foto: Nilton Santolin
conteúdo exclusivo
Roger
Lerina.com
Quer saber como faz para curtir esse e outros eventos culturais? Então seja assinante do Matinal Jornalismo. Por menos de um ingressinho de cinema por mês, você tem acesso à agenda cultural mais completa de Porto Alegre e região aqui no site ou direto no seu email todos os dias. Além disso, assinantes do Matinal Jornalismo têm acesso a conteúdos exclusivos do site do Roger Lerina, da revista Parêntese, nossas newsletters diárias, descontos em cursos e livros e ainda muito mais. Assine e contribua para que o jornalismo feito pelo site do Roger Lerina viva e sobreviva! Viva a culutra!

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
PUBLICIDADE