Artes Visuais | Notas

13ª Bienal do Mercosul anuncia Chamada Aberta para artistas inovadores

Change Size Text
13ª Bienal do Mercosul anuncia Chamada Aberta para artistas inovadores Instituto Caldeira. Foto: Alexandre Raupp/Divulgação

Com o objetivo de oferecer uma vivência imersiva em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lança o edital para a Chamada Aberta para artistas inovadores. Serão selecionadas 20 propostas que integrarão a Exposição Transe, realizada em parceria com o Instituto Caldeira. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Bienal, até o dia 20 de julho. A divulgação dos selecionados será realizada no dia 22 de setembro.

O projeto, que tem curadoria de Marcello Dantas e curadoria adjunta de Laura Cattani e Munir Klamt, abrange artistas e coletivos e demais agentes criativos de qualquer local do mundo. Segundo Dantas, a seleção será feita em três etapas: análise cega da proposta artística, análise de portfólio e entrevistas.  

“Queremos estimular a produção e difusão das artes visuais vinculadas às novas tecnologias, além da reinvenção das técnicas tradicionais. A exposição Transe busca estimular a ligação entre a arte contemporânea e novas tecnologias, materiais e recursos. Vamos estimular a criação e possibilitar ao público o acesso a obras inéditas, de novos artistas”, declara Dantas.

Os projetos selecionados terão o acompanhamento do curador e dos curadores adjuntos e irão ocorrer em dois momentos: desenvolvimento do projeto e execução das propostas artísticas. Além do acompanhamento conceitual com mentorias, também será oferecido aos participantes um suporte técnico aos projetos, por meio de entidades parceiras, que colocarão à disposição dos artistas laboratórios, materiais e equipamentos.

Para a presidente da 13ª Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão, a Chamada Aberta e a Exposição Transe, realizada em parceria com o Instituto Caldeira, dará visibilidade para novos artistas, que poderão ter suas obras expostas na Bienal do Mercosul. “Buscamos fazer uma mostra inclusiva e muito disruptiva, trazendo essa fusão entre arte e tecnologia. E não teria um local mais apropriado que o Instituto Caldeira para receber a exposição Transe”, afirma a presidente.

O edital completo da Chamada Aberta, com todos os itens necessários para inscrição, prazos e contrapartidas, está à disposição no site da 13ª Bienal da Mercosul. Para dúvidas e mais informações, entrar em contato pelo e-mail [email protected].

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?