Cultura | Notas

13ª Bienal do Mercosul lança projeto artístico colaborativo para filmar e coletar sonhos

Change Size Text
13ª Bienal do Mercosul lança projeto artístico colaborativo para filmar e coletar sonhos Foto: Reprodução

Você lembra do seu último sonho? Uma pessoa que chega aos 72 anos passa mais de 23 deles dormindo, segundo o IBGE, ou seja, quase um terço da vida “inconsciente”. Mas é nessa inconsciência que vivem os sonhos. E é por sonhadores que a 13ª Bienal do Mercosul procura para o projeto Hypnopedia – Enciclopédia Audiovisual de Sonhos. De autoria do artista Pedro Reyes, o trabalho propõe a criação de uma coletânea de sonhos, ao convidar a comunidade a filmar e enviar suas memórias oníricas à Bienal.  

A obra, que integra as atividades do projeto educativo do evento, parte de um dos três temas-chaves desta edição – Trauma, Sonho e Fuga – e busca sonhadoras e sonhadores que queiram transformar seus sonhos em vídeos de até um minuto, utilizando a linguagem audiovisual que acharem mais interessante para isso. “As pessoas serão as narradoras e diretoras de seus próprios vídeos, onde também poderão atuar, animar, desenhar ou montar seu sonho da forma que quiserem”, explica Reyes. 

O Projeto Educativo da Bienal oferecerá encontros online e oficinas presenciais para as pessoas que queiram discutir suas ideias ou, ainda, necessitem de algum auxílio técnico para a criação do material. Os vídeos selecionados serão divulgados nas redes sociais do projeto e integrarão um filme a ser exibido em um dos espaços expositivos da 13ª Bienal do Mercosul, que acontece entre setembro e novembro deste ano. A inscrição pode ser feita neste link.

A equipe de Hypnopedia – Enciclopédia Audiovisual de Sonhos realizará encontros presenciais e virtuais mensais. As reuniões online serão às segundas-feiras, das 19h às 20h30, nos dias 09 de maio, 13 de junho, 11 de julho e 15 de agosto. Já os encontros presenciais ocorrem no sábado seguinte às virtuais, em instituições parceiras da Bienal, como a Casa de Cultura Mário Quintana e o Instituto Ling, entre outros a serem confirmados em breve.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?