Artes Visuais | Cultura | Notas

13ª Bienal do Mercosul reflete sobre Trauma, Sonho e Fuga

Change Size Text
13ª Bienal do Mercosul reflete sobre Trauma, Sonho e Fuga Jaume Plensa compõe a lista de artistas selecionados para a Bienal. Foto: Thiele Elissa

A 13ª Bienal do Mercosul reflete sobre experiências coletivas nesta edição, que retoma formato presencial em 2022, com mais de 90 artistas de 20 países diferentes. O evento é assinado pelo curador-geral, Marcello Dantas, os curadores adjuntos Tarsila Riso, Laura Cattani, Munir Klamt e Carollina Lauriano e a curadoria pedagógica de Germana Konrath

Com acesso gratuito, as exposições, que incidem sobre o tema Trauma, Sonho e Fuga, pretendem proporcionar ensaios de imersão por meio dos sentidos e da percepção dos visitantes. A mostra, presidida pela empresária Carmen Ferrão, acontece de 15 de setembro a 20 de novembro em diferentes espaços de Porto Alegre. 

Além de obras no Museu de Arte do Rio Grande do SulMARGS, no Memorial do Rio Grande do Sul, no Farol Santander Porto Alegre, na Fundação Iberê Camargo, na Usina do Gasômetro – interligada aos Armazéns do Cais do Porto, na Casa de Cultura Mario Quintana, no Instituto Ling e no Instituto Caldeira, a edição criará um percurso de Arte Urbana na região central da cidade. 

A Bienal também contará com um núcleo histórico de obras de outras edições no Memorial do Rio Grande do Sul. Artistas como o catalão Jaume Plensa, o mexicano-canadense Rafael Lozano-Hemmer, o britânico radicado em Berlim Tino Sehgal, a pioneira da arte performática Marina Abramovic e a artista e arte-terapeuta Lygia Clark compõem a lista formada por mais de 90 artistas selecionados para a Bienal. 

Com o objetivo de oferecer uma vivência em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lançou, em 2021, o Chamada Aberta, que recebeu mais de 880 propostas de 22 países, entre eles Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Eslovênia e Alemanha. Inédito na mostra, o edital selecionou 19 artistas e coletivos para compor a exposição Transe, no mais novo espaço cultural da cidade, o Instituto Caldeira. Os projetos escolhidos exploram e investigam novas tecnologias, linguagens e materiais, assim como revisam saberes e técnicas tradicionais. Dos projetos selecionados pelos curadores Marcello Dantas, Tarsila Riso, Laura Cattani, Munir Klamt e Carollina Lauriano, 15 são brasileiros e outros quatro são de artistas ou coletivos da Argentina, do Uruguai, do Peru, da Bolívia e dos Estados Unidos.

Projeto colaborativo do artista mexicano Pedro Reyes, o Hypnopedia – enciclopédia de sonhos convida o público a produzir filmes registrando suas memórias oníricas a partir de linguagens diversas. Os materiais serão selecionados e compilados para apresentação no MARGS e nas redes sociais da Bienal – confira todas as informações.

Artistas participantes da 13ª Bienal do Mercosul

Adrianna Eu
Alejandra Dorado
Antonio Henrique Amaral
Antonio Tarsis
Bruno Borne
Camila Sposati
Carlos Nader
Carlos Zerpa
Cesar & Lois
Craca
Daniel Lie
Daniel Monroy Cuervas
Daniel Senise
Daniel Steegmann Mangrané
David Manzur
Denise Milan
Dora Smék
Elias Maroso
Ênio Pinalli
Esfincter
Estela Sokol
Evgen Bavcar
Fayga Ostrower
Felippe Moraes
Fernando Baril
Fernando Sicco
Francisco Stockinger
Franco Callegari
Gabriel de la Mora
Gabriela Mureb
Garrett Bradley
Gastão Hofstetter
Gisela Waetge
Gustavo Prado
Guto Nóbrega
Héctor Zamora
Iole de Freitas
Ivan Caceres
Janaína de Barros
Janaína de Mello
Jaume Plensa
Juliana Góngora
Julius Von Bismarck
Karin Lambrecht
Karola Braga
Leandra E. Santo
Leandro Lima
Leonardo Drew
Leticia Monte, Ana Vitória e Carolyna Aguiar
Lia Menna Barreto
Lídia Lisbôa
Liuska Astete
Lucas de Sordi
Lucas Dupin
Luísa Mota
Luiz Roque
Luzia Simons
Lygia Clark
Mara Weinreb
Marilá Dardot
Marina Abramovic
Martin Soto Climent
Mazenett Quiroga
Milton Kurtz
Nati Canto
Nico Vascellari
Nídia Aranha
Noélia de Paula
Panmela Castro
Pedro Carneiro
Pedro Reyes
Pierre Fonseca
Poema Mühlenberg
Rabih Mroué
Rafael Lozano-Hemmer
Raphael Escobar
Sebástian Calfuqueo
Silêncio Coletivo – Jaime Lauriano e Igor Vidor
Tino Sehgal
Túlio Pinto
Tunga
Vera Chaves Barcellos
Vitor Mizael
Vivian Cacuri
Zé Bento
Walid Raad
Yeddo Titze

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?