Cinema | Notas

2° Festival de Cinema Russo será realizado online no Brasil

Change Size Text
2° Festival de Cinema Russo será realizado online no Brasil "On the Edge", de Eduard Bordukov. foto: Reprodução

O Festival de Cinema Russo, organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia em 2020, continua circulando pelo mundo. A 2º edição do Festival promete novos encontros com os personagens instigantes, histórias poderosas e fortes emoções para todos os espectadores, em sessões transmitidas pela Supo Mungam Plus, em parceria com a Spcine Play.

De 16 de setembro a 10 de outubro, oito filmes russos de diferentes gêneros, incluindo estreias deste ano, estarão disponíveis gratuitamente para todo o público brasileiro. Além de longas-metragens e uma animação, a programação desta segunda edição inclui também um documentário

O drama, gênero que esteve dentre os favoritos do público brasileiro no festival do ano passado, está representado em várias searas – os espectadores assistirão a dramas policiais, esportivos e biográficos. 

Dois títulos do programa são dedicados ao esporte e à rivalidade, não só em campo e quadra, mas fora deles. Um desses títulos é o filme On the Edge, de Eduard Bordukov, baseado em uma história real dos Jogos Olímpicos de 2016: o confronto entre duas esgrimistas russas, Sofya Velikaya e Yana Egoryan. Outro filme relacionado ao esporte é o documentário Voy, de Maxim Arbugaev, que fala sobre futebol – mas não o futebol que estamos acostumados a assistir na TV ou jogar no quintal. O filme conta a história do time russo de futebol paralímpico, no qual todos os jogadores são cegos.

O policial Masha, de Anastasiya Palchikova (apresentado no programa RFF pela primeira vez), mostrará a Rússia nos turbulentos anos 90. O drama histórico A História de um Compromisso, de Avdotya Smirnova, levará os espectadores a um período anterior, o Século 19, quando uma história ousada, baseada em fatos, se desenrola. Um dos personagens é o grande escritor russo Leon Tolstoy

A seleção também inclui a “dramédia” Os Parentes, de Ilya Aksyonov, sobre relações familiares testando forças, e Sheena 667, de Grigory Dobrygin, fala sobre a história de um amor virtual ameaçando uma família. Ambos serão exibidos no Festival de Cinema Russo pela primeira vez.  

O público brasileiro também apreciará o drama biográfico Doutora Liza, de Oksana Karas, em homenagem à Elizaveta Glinka, uma das principais defensoras e ativistas sociais russas.A série de animação Kid-E-Cats contará aos jovens espectadores a história das aventuras de três gatinhos curiosos. Assim como no ano passado, a programação do festival se concentra no público brasileiro – os filmes estarão disponíveis com legendas em português e os personagens da série de animação Kid-E-Cats vêm dublados em português.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?