Fotografia | Notas

21 fotógrafos e as fábricas do 4º Distrito POA

Change Size Text
21 fotógrafos e as fábricas do 4º Distrito POA Foto: Renan Maurer/Divulgação

Uma Porto Alegre industrial e antiga já pode ser visitada de um jeito diferente. Com um olhar artístico, histórico e cultural, o trabalho de um grupo de talentosos fotógrafos gaúchos compõe a exposição virtual Festa na Fábrica – 4º Distrito – BS Festival.

São 21 imagens especiais, incluindo locações nos prédios das antigas fábricas da A.J. Renner, Neugebauer e Cervejaria Bopp. Também, com locações nessas fábricas foram, gravados dois vídeo clipes (Neugebauer com a cantora Mariana Gazen e na Indústria Têxtil Rio Grandense com a cantora Nádia Lee).

O patrimônio industrial do 4º Distrito de Porto Alegre foi registrado ao longo dos meses em que a cidade interrompeu atividades econômicas e sócio-culturais por causa da Pandemia. Por iniciativa da empresa Ergocentro, que patrocina a Festa na Fábrica,e em parceria com o BS Festival 2020, a exposição fotográfica e os shows deverão eternizar a memória arquitetônica dessa parte da cidade e abrir espaços para ações futuras. 

Segundo o diretor da empresa Ergocentro, Carlos Kolesny, as experiências visuais são uma forma de valorizar a atividade criativa e cultural enraizada nas origens do 4º Distrito. Na última década uma enorme variedade de novos negócios instalados na região abriu caminhos para o resgate arquitetônico em uma espécie de nova fronteira imobiliária efervescente na cidade.

— Desde grandes empresas do varejo até cervejarias artesanais, bares, restaurantes, galerias, cafés, mercados, investimentos residenciais e comerciais, centros culturais e turísticos, o 4º Distrito tem sido destino de um olhar curioso. Ao mesmo tempo, trata-se de um patrimônio da cidade. A Festa na Fábrica versão 2020 não aconteceu fisicamente, mas está mais viva do que nunca — comenta ele. 

Fotótgrafos

Joice Kreiss – Henrique Amaral – Tiago Jaques – Neusa Turatti – Adroaldo Xavier – Viviane Monteavaro – Cintia Lima – Tiago da Costa Jaques – Tadeu Vilani – Gerson Luís Turelly – Rejane Mendilarzu de Oliveira – Renan Meurer – Edison Nunes – Regina Schmitt – Ângela Cristina Ribeiro dos Santos – Gutemberg Ostemberg – Daniel Sasso – Rafael Sgari – Henrique Hirsch – Willian Clavijo.

A exposição virtual ganha dimensão ainda maior com acesso durante os dias evento, 24, 25, 26 e 27 de novembro. O BS Festival é um dos maiores eventos nacionais de incentivo à inovação, empreendedorismo, cultural, criatividade e economia colaborativa.

Confira mais sobre o evento em www.bsfestival.com.br.

Foto: Tiago Jaques/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?