Notas

34ª Moenda da Canção e 10ª Moenda Instrumental ocorrem em formato híbrido

Change Size Text
34ª Moenda da Canção e 10ª Moenda Instrumental ocorrem em formato híbrido Sérgio Rojas. Foto: Ivan de Paula/Divulgação

Um dos maiores festivais de música do Rio Grande do Sul, a Moenda da Canção realiza sua 34ª edição entre os dias 8 e 10 de outubro, juntamente com a 10ª Moenda Instrumental. O evento será realizado sem público presencial, apenas com transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook.

O desafio de realizar um evento cultural está sendo ainda maior. Com as diversas incertezas relacionadas à pandemia do novo coronavírus, a MOENDA – Associação de Cultura e Arte Nativa precisou encontrar um novo formato para dar continuidade ao festival Moenda da Canção, realizado ininterruptamente desde 1987, em Santo Antônio da Patrulha.

Optou-se por adiar para outubro a realização do mesmo, que acontece anualmente em agosto. A segunda e mais importante decisão foi realizá-lo em um formato híbrido, buscando manter a emoção das apresentações ao vivo: presencial para os músicos e jurados, mas sem público no local das apresentações.

Superando a expectativa dos organizadores para este ano, o festival recebeu 493 inscrições, das quais 414 foram canções e 79 foram músicas instrumentais. Na triagem, que ocorreu de forma online nos dias 28, 29 e 30 de agosto, foram selecionadas pela comissão avaliadora formada por Clarissa Ferreira, Marcelo D’ávila, Marcelo Delacroix, Mathias Pinto e Odilon Ramos as 20 que disputarão os troféus Cantador (Moenda da Canção) e Geraldo Flach (Moenda Instrumental). 

A ordem de apresentação das músicas já foi definida: serão apresentadas 10 na quinta-feira e 10 na sexta, começando com as concorrentes instrumentais. No sábado, voltam ao palco as 12 finalistas, escolhidas pela mesma comissão avaliadora. A programação também contempla o show Santo Antônio canta seus 260 anos que acontecerá em três partes, uma em cada noite do festival. 

A 34ª Moenda da Canção e a 10ª Moenda Instrumental, realizadas pela MOENDA – Associação de Cultura e Arte Nativa, têm patrocínio de DaColônia Alimentos Naturais, DeMello Alimentos e Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas e financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Cultura.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?