Música | Notas

50 Tons de Pretas grava música colaborativa do projeto Anos 10

Change Size Text
50 Tons de Pretas grava música colaborativa do projeto Anos 10 Foto: Priscila Cezar/Divulgação

O projeto Anos 10 – produção e diversidade na cena musical gaúcha entra na reta final com a gravação da faixa colaborativa pelas vocalistas, instrumentistas e compositoras Graziela Pires e Dejeane Arrue, que formam o dueto 50 Tons de Pretas. Com letra de Graziela, a música Venha Comigo terá participações de Pâmela Amaro, Glau Barros, Filipe Catto e Nino Prestes.

Segundo Leo Henkin, que coordena o trabalho de gravação, a letra da música é sobre afirmação, luta, coragem, amizade, persistência e união. “Uma letra muito direta, simples e profunda ao mesmo tempo. É muito bacana que a harmonia da música, em tom menor, se encaixa muito com o recado da letra”, resume o diretor musical.

Após a escolha da canção, Henkin observa que o processo de criação focou na busca pelo tom, estrutura, arranjo e sobre as participações dos outros artistas. “Comecei a sugerir alguns grooves, sonoridades e fomos trocando idéias. Além de cantar, a Dejeane toca trombone. Começamos a trabalhar uma melodia muito bacana, que ela já havia criado. Fui conversando com os artistas que vão participar, vendo as partes que eles vão contribuir. A Pâmela, por exemplo, vai adicionar percussões e, talvez, um cavaquinho. A Glau Barros, o Nino e o Filipe Catto irão fazer outras vozes. Agora, estamos com muita coisa definida para entrar no estúdio e gravar. É claro que sempre sobra um espaço de improviso, de criação, na hora em que se está no estúdio. Sempre surge alguma ideia e isso é que é mágico nas gravações”, projeta.

Com aproximadamente nove horas de duração, o trabalho de gravação ocorreu no último sábado (17/7), no Estúdio Soma, em Porto Alegre. Além dos artistas e da equipe técnica, a gravação vai envolver os sete alunos bolsistas que participaram do workshop de produção musical ministrado por Tiago Becker. “Em paralelo à gravação, teremos a terceira e última etapa de nossa capacitação. É a vez da parte prática, com o pessoal botando a mão na massa. Eles vão acompanhar na íntegra o processo de gravação, edição, mixagem e finalização da faixa, liderados por Leo Henkin e Tiago Becker”, afirma Fernando Gomes, coordenador geral do projeto.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?