Cinema, Notas

8 ½ Festa do Cinema Italiano promove edição online e gratuita

Change Size Text
8 ½ Festa do Cinema Italiano promove edição online e gratuita Cartaz "As Irmãs Macaluso"/Divulgação

Em 2021, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano encara mais uma vez o desafio de oferecer uma edição totalmente online com qualidade à altura dos filmes da programação. Uma seleção dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria deles ainda inéditos no Brasil, estará disponível online para todo território nacional pelo 8 ½.

Entre os dias 17 a 27 de junho, os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival e por meio da plataforma Looke. Para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site. Com o objetivo de alcançar o maior público possível, os filmes podem ser assistidos via web, em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows. As sessões dos filmes do Festival serão realizadas em dias específicos e ficarão disponíveis por 24h, sempre a partir das 18h. Os filmes que integram o Foco Alice Rohrwacher estarão disponíveis durante todo o festival a partir das 9h do dia 17 até as 9h do dia 28 de junho.

O filme de abertura desta edição é As Irmãs Macaluso (La Sorelle Macaluso), de Emma Dante, que fez sua estreia mundial no Festival de Veneza 2020, e terceiro longa da aclamada dramaturga. Emma Dante também vai ministrar uma masterclass online aberta ao público durante o FCI 2021 (a data será divulgada em breve). 

Evento apresenta uma programação composta praticamente por estreias, com grandes produções inéditas nos cinemas brasileiros. Entre os destaques, A Vida Solitária de Antonio Ligabue, de Giorgio Diritti, que deu ao ator Elio Germano o Urso de Ouro de Melhor Ator no Festival de Berlim 2020, e Fábulas Sombrias, dos irmãos Damiano D’Innocenzo e Fabio D’Innocenzo, que também foi premiado em Berlim com o Urso de Prata de Melhor Roteiro, além de Rômulo & Remo: O Primeiro Rei, uma ousada produção totalmente falada em proto-latim que reconta o mito dos fundadores de Roma em um filme repleto de ação e aventura.

Este ano o Festa apresenta o Foco Alice Rohrwacher, que homenageia uma das realizadoras italianas mais prestigiadas da atualidade, e exibe importantes filmes de sua trajetória, como As Maravilhas, que recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, em 2014 e a consagrou internacionalmente. Autores como Alice Rohrwacher, Emma Dante, os Irmãos D’Innocenzo e vários outros vão participar virtualmente do evento por meio de masterclasses e encontros com a imprensa. As conversas serão veiculadas e ficaram disponíveis após o evento nos canais do YouTube do 8 ½ Festa do Cinema Italiano e dos Institutos Italianos do Rio e de SP

Promovido pelos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, com o suporte institucional da rede diplomático-consular italiana no Brasil, assim como o apoio do Istituto Luce Cinecittà, e apoio cultural da Bonfilm.

Programação completa

QUINTA-FEIRA (17/6)
As Irmãs Macaluso (de Emma Dante)
5 é o Número Perfeito (de Igor “Igort” Tuveri)

SEXTA-FEIRA (18/6)
Fábulas Sombrias (de Damiano D’Innocenzo, Fabio D’Innocenzo)
Bangla (de Phaim Bhuiyan)

SÁBADO (19/6)
Volare (de Gabriele Salvatores)
Troca Tudo! (de Guido Chiesa)

DOMINGO (20/6)
Rômulo & Remo: O Primeiro Rei (de Matteo Rovere)
Irmãos à Italiana (de Claudio Noce)

SEGUNDA-FEIRA (21/6)
Era uma vez a Máfia (de Franco Maresco)
As Irmãs Macaluso (de Emma Dante)

TERÇA-FEIRA (22/6)
A Vida Solitária de Antonio Ligabue (de Giorgio Diritti)
5 é o Número Perfeito (de Igor “Igort” Tuveri)

QUARTA-FEIRA (23/6)
Rômulo & Remo: O Primeiro Rei (de Matteo Rovere)
Troca Tudo! (de Guido Chiesa)

QUINTA-FEIRA (24/6)
Os predadores (de Pietro Castellitto)
Era uma vez a Máfia (de Franco Maresco)

SEXTA-FEIRA (25/6)
A Vida Solitária de Antonio Ligabue (de Giorgio Diritti)
Volare (de Gabriele Salvatores)

SÁBADO (26/6)
Bangla (de Phaim Bhuiyan)
Irmãos à Italiana (de Claudio Noce)

DOMINGO (27/6)
Os predadores (de Pietro Castellitto)
Fábulas Sombrias (de Damiano D’Innocenzo, Fabio D’Innocenzo)

FOCO ALICE ROHRWACHER
9h – quinta-feira (17/6) até 9h de segunda-feira (28/6)
As Maravilhas
Corpo Celeste
Omelia Contadina
Una Canzone (9×10 Novanta)

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.