Artes Visuais | Notas

A arte de Fernando Ikoma na Galeria Bublitz

Change Size Text
A arte de Fernando Ikoma na Galeria Bublitz Fernando Ikoma. Foto: Maryanna Ikoma/Divulgação

Reconhecido pelos célebres trigais e pelas histórias em quadrinhos, Fernando Ikoma é a próxima atração da Bublitz Galeria de Arte. A exposição, que inaugura neste sábado (12/6), das 10h às 13h, traz 25 obras do artista e pode ser conferida presencialmente na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, em Porto Alegre, ou na Bublitz Galeria Virtual de Arte. A exposição vai até 12 de julho.

Com telas espalhadas em vários continentes, Ikoma tem quadros que fazem parte de acervos importantes para o Vaticano e para a Casa Real da Suécia, com obras que foram presenteadas ao Papa João Paulo II e à Rainha Silvia. Também esteve representado em exposições fora do Brasil, em países como Estados Unidos e Suíça.

Aos 75 anos, o artista que nasceu em Martinópolis e passou a infância em Presidente Prudente (SP), mudou-se para Curitiba na adolescência, onde vive até hoje. Boa parte de suas obras estão no Paraná, mas o Rio Grande do Sul se destaca pelo acervo espalhado por Porto Alegre, Caxias do Sul e Uruguaiana. “Os gaúchos gostam das minhas obras e eu também sempre tive um sonho de morar em Porto Alegre”, revela Ikoma.

Trigais, crianças e santos

Em suas obras, o principal destaque são os trigais, um resgate das reminiscências da infância no interior, em pinturas a óleo que refletem a simplicidade de uma agricultura artesanal, nada mecanizada. Outro tema presente em suas obras e na exposição da Bublitz Galeria de Arte é a infância. “Gosto muito de pintar crianças”, reconhece o artista.

Obra “Crianças no Campo”. Foto: Daniel Martins/Divulgação

Na mostra também será possível conferir obras que retratam Dom Quixote e São Francisco de Assis. A temática religiosa faz parte da trajetória de Ikoma, cujas criações estão na Bíblia Infantil Ilustrada em Quadrinhos e nos calendários anuais de 2013 e 2014 para a A Basílica del Santo, na Itália, que circulou nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Filipinas e Singapura.

Como quadrinista, trabalhou nas principais editoras do país e criou vários personagens que fazem sucesso até hoje, como Fikom, o Herói do Universo dos Sonhos. Na Editora Abril, escreveu histórias infanto-juvenis para o Grupo Hanna & Barbera. Também conquistou diversos prêmios como o Angelo Agostini e HQMIX e o título de Grande Mestre nas Histórias em Quadrinhos.

A exposição A Arte de Fernando Ikoma é a terceira individual do artista na Galeria Bublitz. As outras mostras individuais foram realizadas nos anos 2000 e 2013. Suas obras também integraram as exposições coletivas comemorativas dos 25 e dos 30 anos da galeria.

Serviço

Exposição A Arte de Fernando Ikoma
Período: 12 de junho a 12 de julho
Bublitz Galeria Virtual de Arte: virtual.galeriabublitz.com.br/
Endereço: Av. Neusa Goulart Brizola, 143 – Porto Alegre – RS

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?