Notas

“A Expedizsøn!” marca a segunda temporada da websérie “Sbørnia em Revista”

Change Size Text
“A Expedizsøn!” marca a segunda temporada da websérie “Sbørnia em Revista” Foto: Rafael Roso Berlezi/Divulgação

Na área da cultura, o ano de 2020 foi marcado por muitos cancelamentos de espetáculos e festivais pelo mundo todo, e não foi diferente com a tradicional temporada sbørniana de janeiro no Theatro São Pedro. Depois de 35 anos de espetáculos de verão no mais célebre palco gaúcho, primeiro com Tangos e Tragédias, e mais recentemente com sua continuação, A Sbørnia Kontr’Atracka, a tradição foi interrompida devido à pandemia.

Visando contornar essa situação e seguir levando o espetáculo ao seu público, Hique Gomez e sua equipe promoveram uma migração para o ambiente virtual com o lançamento da websérie Sbørnia em Revista. A primeira temporada, dividida em quatro episódios, foi ao ar em novembro e dezembro de 2020 no canal A Sbørnia Kontr’Atracka no YouTube, e apresentou quadros inéditos de humor e material de arquivo das mais de três décadas de espetáculos.

A experiência deu tão certo que os artistas decidiram levá-la adiante, e já está em fase de produção a segunda temporada da série, realizada com recursos da Lei nº 14.017/2020. A estreia da nova temporada, chamada de A Expedizsøn, acontece no dia 3 de abril, às 19h. Os outros dois episódios entrarão no ar dias 11 e 18 de abril, no mesmo horário.

O enredo que dá o tema dos três novos episódios remete ao maior tesouro da Sbørnia, a Recykla Gran Rechebuchyn, uma grande lixeira cultural de onde são extraídos e reciclados os sucessos musicais esquecidos por outras nações. Devido a uma grande estiagem artística que se acometeu sobre o mundo todo no último ano, as valiosas reservas de lixo cultural da Sbørnia chegaram a níveis muito baixos, e foi preciso que o Professor Ubaldo Kanflutz (Cláudio Levitan) organizasse uma expedição – ou, em bom sbørniano, expedizsøn – por diversas cidades, para encontrar novos e experientes artistas cujas obras serão preservadas no patrimônio cultural da ilha flutuante. Kraunus Sang (Hique Gomez) e Nabiha Nabaha (Simone Rasslan) sairão à procura desses artistas, que serão os convidados especiais da série.

“Teremos a participação de talentos musicais das periferias do Rio Grande do Sul. São performances artísticas que seguem a linha da comédia musical A Sbørnia Kontr’Atracka, adaptadas ao formato audiovisual e transmitidas em nosso canal do YouTube”, comenta Hique Gomez, que também é o idealizador e diretor geral da websérie.

Hique e a produtora Marilourdes Franarin se aprofundaram em uma pesquisa nas periferias do Rio Grande do Sul, em busca desses nomes. Entre os músicos convidados estão Dona Cô, sambista octogenária de Pelotas, o jovem gaiteiro Douglas Santana, de São Francisco de Paula, o percussionista Kako Xavier, da Praia do Laranjal, que atua disseminando a importância dos tambores na cultura gaúcha, o rapper Nitro Di e o grupo feminino de pagode SambaDelas, de Porto Alegre.

Cartaz. Foto: Divulgação

Assim como na primeira temporada, as gravações são realizadas de modo remoto, com equipamentos previamente instalados nas casas dos artistas e monitoramento a distância pela equipe técnica.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?