Fotografia | Notas

“A luz que percorre o tempo” é tema da 1° edição do FOTOclube Festival

Change Size Text
“A luz que percorre o tempo” é tema da 1° edição do FOTOclube Festival Cartaz FOTOclube Festival/Divulgação

Em sua primeira edição, o FOTOclube Festival será realizado de 7 a 21 de junho, totalmente online. O evento chega para celebrar os três anos do Foto Clube Porto-alegrense, associação sem fins lucrativos que reúne periodicamente amantes da fotografia de diferentes áreas. Com o tema “A luz que percorre o tempo”, o evento prevê em sua programação uma série de Entre“Vistas” com fotógrafos, palestra sobre patrimônio cultural e coleções, e ainda oficinas que abordarão as diversas experiências do fazer fotográfico. 

Destinado a fotógrafos, amantes da fotografia e pessoas interessadas em geral, o FOTOclube Festival reunirá reconhecidos profissionais e pesquisadores para estimular e disseminar conhecimento teórico e prático sobre tudo que envolve o mundo da imagem.  A iniciativa pretende incentivar a produção fotográfica, desenvolver atividades culturais e educativas, bem como divulgar as atividades da entidade, o encontro traz para mesa de debates a memória da fotografia em sua história regional e a fotografia contemporânea em suas infinitas possibilidades.

No Entre“Vistas”, o jogo entre a palavra “entre” e “vista” destaca a proposta dos encontros com fotógrafos de diferentes experiências de atuação e criação. A ideia é a realização de uma conversa informal, valorizando e questionando os seus pontos de vista sobre os temas abordados. A Mesa de Entre”Vista” será composta por algum reconhecido fotógrafo, associado ao Foto Clube Porto-alegrense, que recebe outros profissionais de renomada trajetória. Os encontros serão realizados e transmitidos pelo Youtube, com duração de até duas horas. A atividade é gratuita e será executada voluntariamente por sócios do Foto Clube Porto-alegrense e convidados.

Já as oficinas, serão minicursos relacionados ao tema do Festival, com oferta de certificado, mediante inscrição e pagamento prévio via Sympla. O material produzido pelos participantes, será divulgado no encerramento do Festival através das mídias sociais do Foto Clube Porto-alegrense. 

A equipe organizadora do FOTOclube FEstival, integrada por Alexandre Freitas, Anelise Ferreira, Bia Donelli, Edison Nunes e Gerson Turelly, enfatiza que a luz é a matéria-prima da fotografia, é a alma das coisas, sendo ela que nos permite construir e enxergar a vida e dar cor ao mundo, e por isso a escolha da temática “A luz que percorre o tempo”. Conforme evidencia a comissão, um milésimo de duração, um segundo de inspiração, meio minuto de vida, ou horas de espera para o registro do instante certo, sempre único e por vezes histórico. “A fotografia tem o poder de mudar o mundo”, observa a equipe.

Confira a programação:

Programação FOTOclube Festival/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?