Cinema | Notas

“A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi, lança trailer oficial

Change Size Text
“A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi, lança trailer oficial O escritor, xamã e líder político Davi Kopenawa Yanomami assina o roteiro junto a Luiz Bolognesi. Foto: Primeiro Plano/Divulgação 

A Última Floresta, longa-metragem dirigido por Luiz Bolognesi (Uma História de Amor e Fúria), divulgou o trailer oficial. O filme terá sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim, como parte da mostra Panorama, que exibiu o premiado Ex-Pajé, em 2018.

O longa-metragem, único filme brasileiro presente na mostra, será exibido dia 3 de março. O evento acontece em formato híbrido – online e presencial, a partir desta segunda (1º) até 5 de março, e de 9 a 20 de junho de 2021, sendo em março fechado para o mercado. 

Bolognesi assina o roteiro com Davi Kopenawa Yanomami, escritor, xamã e líder político yanomami.  

O filme retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomami busca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca os viu, nem os ouviu. 

Enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os invasores do garimpo retirados do território legalmente demarcado. Mais de 10 mil garimpeiros ilegais, que invadiram o local em 2020, derrubam a floresta, envenenam os rios e espalham Covid e outras doenças entre os indígenas.  

O filme é produzido pela Gullane (dos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane) e Buriti Filmes (Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi), em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA) e tem distribuição da Gullane.

A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano.   

Confira o trailer:

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?